Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Estudantes do Colégio Dario Vellozo realizam debate simulado sobre cotas na Câmara de Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Paulo Lemos - Departamento de Comunicação

Na manhã dessa quinta-feira (4), o público que esteve no Auditório e Plenário Edílio Ferreira presenciou debates acalorados. Porém, não havia discussão legislativa ou trabalhos parlamentares marcados. O local estava ocupado por estudantes do 3° ano do Colégio Estadual Dario Velozzo. Em mais uma ação em parceria com a Escola do Legislativo, os alunos participaram de um projeto interdisciplinar do componente curricular de Língua Portuguesa, com o tema “Cotas Raciais e Sociais: Um Debate Necessário”.

A Câmara de Toledo cedeu o espaço do Plenário para a atividade. Os alunos dividiram-se em grupos e defenderam posições – contrárias e favoráveis – sobre o tema. A professora Lilian Aparecida Martin mediou a discussão. O diretor Euclides Freese e professores do Dario Vellozo compuseram o corpo de jurados. Os avaliadores escolheram um time vencedor para cada confronto. A realização do debate no ambiente do Poder Legislativo é uma forma de exercitar os valores democráticos e o envolvimento nas discussões políticas que impactam toda a sociedade.

Na preparação para o debate, pesquisas foram feitas e os alunos chegaram à Câmara aptos ao confronto simulado. Segundo a professora Lilian Martin, a atividade pedagógica foi utilizada como ferramenta de fixação de conteúdo. “O objetivo é promover o protagonismo dos estudantes, para que eles demonstrem, na prática, a aprendizagem de anos de escolaridade, não só do 3° ano. Aprenderam argumento, tese e contra-argumento. Enfim, aprenderam os conteúdos de forma eficaz”, disse.

Foto: Paulo Lemos – Departamento de Comunicação

A mediadora reforçou a posição institucional de apoio às políticas sociais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Antes da atividade, a leitura de uma nota reiterou que os discursos utilizados se enquadram no chamado role play – uma técnica de simulação de eventos reais. Ou seja, os posicionamentos defendidos não necessariamente refletiam o pensamento de cada aluno ou da instituição de ensino.

O evento enfatiza o chamado da Câmara de Toledo à participação popular, de acordo com a professora. “Eu adorei participar no espaço público, do povo, democrático. A gente precisa internalizar que esse espaço também é nosso. Quando a gente faz o uso dele, se demonstra para a população que as pessoas que a gente elege para nos defender, para nos representar, estão aqui. Nós podemos visitar e exigir a confiança depositada. Eu percebi que os alunos adoraram. Mais gente deveria vir aqui: mais escolas, outros ‘terceiros’, outros ‘nonos’, qualquer etapa do Ensino Fundamental a Superior. [É importante] para que a gente coloque para a sociedade como é importante o sistema educacional, público e de qualidade”, afirmou Lilian Martin.

No mesmo local que os vereadores discutem as políticas públicas, os estudantes foram estimulados a exercitar o pensamento crítico. Além da exposição de dados e citações, as discussões refletiram o respeito pelas opiniões divergentes e a participação cidadã – valores essenciais em uma democracia.

Fonte: Departamento de Comunicação/Câmara de Vereadores

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2790 – 28/08/2025

Cotações em tempo real