Na manhã dessa quinta-feira (4), o público que esteve no Auditório e Plenário Edílio Ferreira presenciou debates acalorados. Porém, não havia discussão legislativa ou trabalhos parlamentares marcados. O local estava ocupado por estudantes do 3° ano do Colégio Estadual Dario Velozzo. Em mais uma ação em parceria com a Escola do Legislativo, os alunos participaram de um projeto interdisciplinar do componente curricular de Língua Portuguesa, com o tema “Cotas Raciais e Sociais: Um Debate Necessário”.
A Câmara de Toledo cedeu o espaço do Plenário para a atividade. Os alunos dividiram-se em grupos e defenderam posições – contrárias e favoráveis – sobre o tema. A professora Lilian Aparecida Martin mediou a discussão. O diretor Euclides Freese e professores do Dario Vellozo compuseram o corpo de jurados. Os avaliadores escolheram um time vencedor para cada confronto. A realização do debate no ambiente do Poder Legislativo é uma forma de exercitar os valores democráticos e o envolvimento nas discussões políticas que impactam toda a sociedade.
Na preparação para o debate, pesquisas foram feitas e os alunos chegaram à Câmara aptos ao confronto simulado. Segundo a professora Lilian Martin, a atividade pedagógica foi utilizada como ferramenta de fixação de conteúdo. “O objetivo é promover o protagonismo dos estudantes, para que eles demonstrem, na prática, a aprendizagem de anos de escolaridade, não só do 3° ano. Aprenderam argumento, tese e contra-argumento. Enfim, aprenderam os conteúdos de forma eficaz”, disse.

A mediadora reforçou a posição institucional de apoio às políticas sociais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Antes da atividade, a leitura de uma nota reiterou que os discursos utilizados se enquadram no chamado role play – uma técnica de simulação de eventos reais. Ou seja, os posicionamentos defendidos não necessariamente refletiam o pensamento de cada aluno ou da instituição de ensino.
O evento enfatiza o chamado da Câmara de Toledo à participação popular, de acordo com a professora. “Eu adorei participar no espaço público, do povo, democrático. A gente precisa internalizar que esse espaço também é nosso. Quando a gente faz o uso dele, se demonstra para a população que as pessoas que a gente elege para nos defender, para nos representar, estão aqui. Nós podemos visitar e exigir a confiança depositada. Eu percebi que os alunos adoraram. Mais gente deveria vir aqui: mais escolas, outros ‘terceiros’, outros ‘nonos’, qualquer etapa do Ensino Fundamental a Superior. [É importante] para que a gente coloque para a sociedade como é importante o sistema educacional, público e de qualidade”, afirmou Lilian Martin.
No mesmo local que os vereadores discutem as políticas públicas, os estudantes foram estimulados a exercitar o pensamento crítico. Além da exposição de dados e citações, as discussões refletiram o respeito pelas opiniões divergentes e a participação cidadã – valores essenciais em uma democracia.
Fonte: Departamento de Comunicação/Câmara de Vereadores