Foto: assessoria

A equipe do projeto Aerodesign da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu, participou do 10º Fórum de Aerodesign, um dos principais eventos do setor que aconteceu em São Caetano do Sul – São Paulo.

Na oportunidade, os estudantes da Unioeste tiveram a possibilidade de conectar-se com profissionais renomados, acadêmicos e entusiastas do setor, como também prestigiar palestras inspiradoras e painéis de especialistas explorando as últimas tendências e descobertas no mundo da engenharia aeroespacial.

Os estudantes aproveitaram a ocasião e visitaram os laboratórios do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e da Universidade de São Paulo (USP), proporcionando contato direto com a vanguarda da pesquisa e desenvolvimento na área de aeronáutica. Nos laboratórios do ITA, os estudantes tiveram a oportunidade de observar de perto os mais recentes avanços tecnológicos, interagindo com pesquisadores e estudantes que estão na linha de frente da inovação aeroespacial.

Para a estudante do curso de Engenharia Mecânica da Unioeste, Camila da Silva, a visita proporcionou conhecer um pouco mais sobre a história da primeira equipe de Aerodesign do instituto e a grandiosidade do centro de pesquisa. “Visitamos diversos laboratórios, mas o que mais me surpreendeu foi o de aerodinâmica, lá existe um túnel de vento colossal chamado de amarelão, sua estrutura externa à sala é quase tão comprida quanto um bloco de estudos do Parque Tecnológico Itaipu – PTI”, diz.

Já na USP, a equipe da Unioeste pôde explorar os recursos de ponta disponíveis nos laboratórios. Esse intercâmbio de conhecimento e experiências permitiu que os alunos ampliassem sua compreensão dos desafios e oportunidades que permeiam o campo do Aerodesign.

Camila da Silva, comenta que a recepção da equipe de Aerodesign da USP foi completamente calorosa. “Contaram a história da equipe por meio da apresentação de cada detalhe de construção das asas que foram campeãs da competição nacional da SAE Aerodesign. De forma minuciosa também nos mostraram toda a oficina e os laboratórios onde trabalham”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social/Unioeste