Recebemos, com muita satisfação, o trabalho escolar realizado por uma aluna do Colégio La Salle, de Toledo, que, ao desenvolver atividade de Língua Portuguesa na escola Talentos, demonstrou versatilidade para atuar na Comunicação Social. Reproduzimos, a seguir, uma entrevista que a estudante Ana Laura Florence Miola realizou com uma professora, demonstrando que, caso opte por uma carreira no jornalismo, estará no caminho certo. A princípio, Ana Laura não definiu o ofício que deseja exercer no futuro, mas demonstra que talento ela tem para conduzir entrevistas.
Entrevista
O meu nome é Ana Laura Florence Miola. Estudo no 7º ano no Colégio La Salle, e faço aula particular de Língua Portuguesa na escola Talentos, com a professora Silvia Moreira. Na prática do gênero textual Entrevista, entrevistei a professora Norma Viapiana Golfeto, a qual é responsável pela escola Talentos.[1]
Ana Laura: Qual é o seu nome completo?
Norma Viapiana: O meu nome é Norma Viapiana Golfeto.
Ana Laura: Qual é a sua idade, atualmente?
Norma Viapiana: Eu tenho sessenta e nove anos.
Ana Laura: Você é aposentada pela UNIOESTE (Universidade Do Oeste Do Paraná). Qual é a sua especialização?
Norma Viapiana: Sou aposentada há mais de vinte anos. Sou pedagoga de formação e tenho diversas especializações, entre elas, Psicologia da Educação, Metodologias Ativas e a última especialização que eu fiz foi para trabalhar com crianças autistas. Também tenho mestrado em Educação.
Ana Laura: Além da UNIOESTE quais foram os lugares que você já trabalhou?
Norma Viapiana: Trabalhei na FAG, antiga FASUL em Toledo e trabalhei bastante tempo na UNIAMÉRICA, em Foz do Iguaçu.
Então nós trabalhamos muito assim procurando fazer o aluno escrever, resolver exercícios, fazer leituras, fazer atividades e a gente chama isso de aprender fazendo. |
Ana Laura: Na sua especialização, o que foi fundamental para a formação dos alunos?
Norma Viapiana: Eu acho que é a experiência que a gente vai adquirindo com o tempo de profissão e sempre buscar se atualizar com leituras, com novas ideias, novas teorias, porque embora a gente faça uma especialização as mudanças na educação sempre vão acontecendo e a gente precisa acompanhar essas mudanças porque esse acompanhamento ajuda muito na formação dos alunos.
As mudanças na educação sempre vão acontecendo e a gente precisa acompanhar essas mudanças, porque esse acompanhamento ajuda muito na formação dos alunos. |
Ana Laura: Você é responsável pela Escola Talentos em Toledo. Qual é a importância disso para você e para os alunos que frequentam essa escola?
Norma Viapiana: Para mim a (escola) Talentos é muito importante porque eu já trabalhei como alfabetizadora e como professora do primeiro ao quarto ano. Trabalhei no Ensino Médio, no Ensino Superior e trabalhei na gestão da educação. Mas eu nunca tinha trabalhado ainda com uma diversidade tão grande como os alunos que chegam aqui. Alguns chegam para buscar conhecimento em português, outros para melhorar o conhecimento de matemática, outros de redação, outros de história e eu também atendo aquios autistas que estão dentro da Educação Especial. Então a Educação Especial é uma área que eu nunca tinha atuado antes e eu estou gostando muito e para mim está sendo muito importante. E eu acho que a (escola) Talentos também ajuda os alunos que vêm estudar aqui a melhorar a aprendizagem naquilo que eles precisam, no que eles mais sentem necessidade.
E eu acho que a (escola) Talentos também ajuda os alunos que vêm estudar aqui a melhorar a aprendizagem naquilo que eles precisam, no que eles mais sentem necessidade. |
Ana Laura: Como acontece a interação entre o professor e o aluno, e qual é a metodologia da escola?
Norma Viapiana: A interação é aluno/professor, né? Então é uma interação mais agradável porque o aluno se sente à vontade para fazer perguntas para o professor, de tirar suas dúvidas e o professor também é orientado a acolher o aluno, a explicar diversas vezes se for necessário, a tirar todas as dúvidas do aluno e a metodologia que nós trabalhamos é assim: tirar a duvida do aluno, realizar as atividades durante a aula, então, por exemplo, você hoje aprendeu sobre Entrevista e agora você está aplicando os conhecimentos que você aprendeu fazendo uma entrevista comigo. Então nós trabalhamos muito assim procurando fazer o aluno escrever, resolver exercícios, fazer leituras, fazer atividades e a gente chama isso de aprender fazendo.
Alguns demoram um pouquinho mais para a gente perceber os resultados, mas percebemos que eles estão satisfeitos com aquilo que eles aprendem aqui, pois ajuda muito a melhorar a nota na escola. |
Ana Laura: Quais são as disciplinas que são ofertadas e quais são as pessoas que buscam essa escola?
Norma Viapiana: Nós ofertamos praticamente todas as disciplinas do Ensino Fundamental II e de algumas disciplinas do Ensino Médio. Então nós temos alguns alunos aqui estudando matemática, estudando português. Nós já tivemos um aluno que estudou Redação com a professora Silvia, eu tenho uma aluna que estuda História comigo, uma aluna que estuda Geografia com outro professor. Teve um aluno que estudou física, agora ele já terminou o curso. Eu tenho também as crianças, os mais pequenininhos, que vêm aqui para melhorar a sua alfabetização, melhorar a aprendizagem da leitura e da escrita e eu atendo os autistas de diversas idades, de cinco até dezenove anos. Então, eu tenho quatro autistas e cada um deles estuda conteúdos diferentes, como aprender a ler, a escrever, a desenhar, a pintar (as crianças mais pequenininhas, né?). Então a gente oferta aquilo que a criança precisa. Agora vamos começar a ofertar aulas de Inglês. A partir de sábado já vai ter uma professora dando aula de Inglês.
E tem um menino que quando chegou aqui em maio do ano passado, ele estava no segundo ano e não lia. Este ano ele está no terceiro ano e já lê com fluência. Então há bons resultados que se refletem na aprendizagem e no aumento das notas lá na escola. |
Ana Laura: Na sua opinião há um resultado positivo na aprendizagem do aluno e esse resultado se reflete na escola?
Norma Viapiana: Sim. Principalmente nas alunas que estudam matemática. Teve uma aluna que recentemente mandou a nota da prova, falando que tirou dez na prova de matemática. Ela estava muito satisfeita e elogiou muito o professor que dá aula de matemática para ela. E eu tenho uma aluna que estuda comigo desde o ano passado e eu faço revisão de matemática, alguma revisão de geografia. Ontem a gente fez revisão de História e de Ciências, preparando para prova. A mãe dela mandou o boletim dela com as notas e elas são todas acima de 80. E tem um menino que quando chegou aqui em maio do ano passado, ele estava no segundo ano e não lia. Este ano ele está no terceiro ano e já lê com fluência. Então há bons resultados que se refletem na aprendizagem e no aumento das notas lá na escola. Alguns demoram um pouquinho mais para a gente perceber os resultados, mas percebemos que eles estão satisfeitos com aquilo que eles aprendem aqui, pois ajuda muito a melhorar a nota na escola.
Ana Laura: Muito obrigada por conceder essa entrevista.
Norma Viapiana: De nada. Estou à disposição sempre que você precisar. Tenho certeza de que você aprenderá muita coisa com a professora Silvia e isso vai melhorar a sua nota na escola.
[1] Entrevista concedida no dia 14 de agosto de 2024.