A estiagem severa, que afeta todo o Paraná, causou a redução da vazão do poço do distrito de 600 m³/dia para 500 m³/dia.

Sanepar alerta para o uso racional da água no distrito de Toledo

A Sanepar vai complementar com caminhão-pipa o abastecimento do Distrito de Novo Sarandi, em Toledo, e alerta os moradores a fazerem uso racional da água. A estiagem severa, que afeta todo o Paraná, causou a redução da vazão do poço do distrito de 600 m³/dia para 500 m³/dia.

“Nesse momento de grave crise hídrica é importante que todos contribuam para a redução do consumo de água e combatam o desperdício”, diz o gerente regional Eduardo Arrosi.

A Sanepar já programou a ampliação do sistema de abastecimento de água de Novo Sarandi. Está em fase de licitação as obras de interligação de um novo poço no distrito. A previsão de início de obra é para 2021.

DICAS DE USO RACIONAL – Neste período atividades como lavar carros e calçadas devem ser evitadas. Outras dicas são:

  • Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.
  • A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.
  • A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.
  • Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.
  • Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.
  • Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto. Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.

Fonte: Assessoria Sanepar

Captação de água em Novo Sarandi foi reduzida e o consumo requer uso racional