Foto: Fernando Braga

Por Fernando Braga

Um jovem foi preso pela Polícia Militar de Toledo nesta segunda-feira (21), depois de tentar trocar um falso cheque no valor de R$ 32.500,00.

O rapaz, que completou 28 anos dois dias antes de ser preso, é morador do Bairro Boa Esperança e estava tentando trocar com outra pessoa o cheque que supostamente seria de um morador de Assis Chateaubriand. A pessoa que iria trocar o cheque conversou com o suposto titular, que disse que o cheque não era seu e que não possui conta no banco que o teria emitido, o Bradesco.

Notando se tratar de um falso cheque, a vítima acionou, por volta do meio-dia, a Polícia Militar e informou do golpe que estaria acontecendo. A PM entrou em contato com a pessoa que receberia o cheque – que a essa altura já sabia que se tratava de um golpe – e pediu que ela marcasse um local para se encontrar com o estelionatário.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Os policiais do 19º BPM monitoraram o encontro e assim que o jovem chegou, foi possível verificar que ele portava o falso cheque. O rapaz, identificado como G. R. M., conduzia uma Honda Biz vermelha e em sua carteira, juntamente com seus documentos, estava o falso cheque do Bradesco. Ele recebeu voz de prisão sob a acusação de estelionato, foi algemado e conduzido à 20ª SDP.

Aos policiais, ele disse que pegou o cheque de um conhecido para trocá-lo por dinheiro. Depois de ser ouvido, lhe foi arbitrada uma fiança, algo que a legislação permite diante da natureza da fraude. O jovem, que não possui antecedentes criminais, pagou a fiança e foi liberado, mas deverá responder judicialmente pelo crime tipificado no Artigo 171 do Código Penal (Estelionato).