Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

EstaR: Segurança e Trânsito estuda mudanças no sistema de controle

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Secom

O sistema do Estacionamento Regulamentado (EstaR) em Toledo deverá sofrer algumas mudanças em breve. O secretário de Segurança de Trânsito, Rogério de Lima, esteve em Ponta Grossa para conhecer o modelo, diferente do utilizado em  Toledo. “O novo modelo que nós estamos pleiteando para trazermos e aplicarmos em Toledo utiliza câmeras fixas, enquanto em Toledo usamos um veículo com câmeras acopladas”, explica.

Em Ponta Grossa, quando o veículo estaciona, automaticamente a câmera grava um vídeo desse, já com a leitura da placa. A cada período, a câmera fotografa esse veículo e, no final das 2 horas, então, “seria feito novamente um vídeo para registrar que a pessoa ultrapassou o período e aí seria emitida a notificação”, salienta Rogério.

O sistema não sofreria alteração quanto ao tempo máximo de permanência na vaga, que continuaria sendo de 2 horas, mas, sim, o controle, “que eu não faço mais com veículo, e, sim, com câmeras. Então eu não tenho, por exemplo, a necessidade de muitos agentes na rua. Será um sistema muito mais eficiente pela forma como as câmeras funcionam”, reforça o secretário de Segurança e Trânsito.

Mais segurança – Outro ponto de melhoria no novo sistema que vem sendo estudado é a melhoria na segurança pública. As câmeras funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana, enquanto o atual sistema em Toledo só funciona até 18h. “Com as câmeras, eu teria o monitoramento constante da questão de segurança pública em toda essa área ampliada do EstaR”, observa Rogério. “Inclusive esse sistema tem a tecnologia OCR, que consiste em fazer a leitura de placas de veículos, trazendo, assim, mais segurança para a população”, acrescenta.

Ampliação – Outra medida que vem sendo discutida junto à Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) é a ampliação da área do EstaR. Segundo Rogério de Lima, “desde o início do governo, o prefeito Mario Costenaro solicitou nos aproximarmos da Acit para entender melhor essa demanda”, aponta. “Já iniciamos as tratativas e agora nós vamos fazer a contagem do número exato de vagas disponíveis nesse espaço para, aí sim, a gente iniciar a abertura de um processo licitatório, fazer a ampliação e a eventual mudança do sistema”, detalha.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2807 – 29/01/2026

Cotações em tempo real