Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Estado capacita municípios para revisão da Região Metropolitana de Cascavel

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A série de oficinas de capacitação de técnicos municipais para instrumentalizar a definição do futuro recorte da Região Metropolitana de Cascavel (RMCA) terminou nesta quinta-feira (7) depois de quatro dias de trabalho com representantes das prefeituras dos 23 municípios que a integram.

A iniciativa faz parte do processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado (PDUI), em atenção ao Estatuto da Metrópole (Lei Federal 13.089/2015), que estabelece a necessidade de identificar as funções públicas de interesse comum, e à Lei Estadual Complementar 186/2015, que criou a RMCA.

A conclusão do PDUI representará, entre outros, a identificação dos objetivos, diretrizes e propostas de intervenção para o desenvolvimento metropolitano e a organização administrativa do conjunto de municípios. O plano também objetiva orientar as ações dos setores públicos e privados de forma a garantir o desenvolvimento harmônico entre os seus integrantes, de acordo com o diagnóstico das funções públicas de interesse comum relativas ao planejamento territorial e ao uso e ocupação do solo, além das questões relacionadas à mobilidade, ao meio ambiente e à gestão de resíduos sólidos.

O recorte metropolitano deverá confirmar ou redefinir o tamanho da Região Metropolitana e os seus municípios, de acordo com as relações econômicas e sociais, as chamadas funções públicas de interesse comum.

As oficinas desta semana envolveram todos os municípios que pertencem atualmente à RMCA e aconteceram em Santa Tereza do Oeste, com representantes de Céu Azul, Matelândia e Vera Cruz do Oeste; em Corbélia, com representantes de Braganey, Iguatu e Anahy; em Cafelândia, com representantes de Nova Aurora, Iracema do Oeste, Jesuítas e Formosa do Oeste; Capitão Leônidas Marques, com representantes de Santa Lúcia, Bela Vista da Aparecida e Lindoeste; Catanduvas, com técnicos de Três Barras do Paraná; Guaraniaçu, com Ibema, Campo Bonito e Diamante do Sul; e, ainda, em Cascavel.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real