Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Estações de tratamento de esgoto desativadas em Toledo serão transformadas em parques

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

 Sanepar demoliu a estrutura e está fazendo a recuperação das áreas para doar à prefeitura

A Sanepar terminou o trabalho de demolição e descaracterização da antiga ETE Paulista, próxima ao centro da cidade e às margens do Rio Toledo. A área será doada à Prefeitura para a transformação em parque municipal. As outras quatro estações – Dom Pedro II, Parizotto, Santo Campagnolo e Industrial –estão em processo de demolição, que deve ser concluído em março de 2023, e também serão doadas ao Município para a criação de parques. A medida segue determinação do Ministério Público.

O trabalho de descaracterização tem investimentos de quase R$ 980 mil. O processo consiste em remover todo o lodo proveniente do tratamento do esgoto, demolir a estrutura de alvenaria e concreto e fazer a colocação de terra e plantio de grama. Na recuperação do local, também é feita a descontaminação e a eliminação de odores por meio da aplicação de cal hidratada.

ESTAÇÕES DESATIVADAS – Entre 2016 a 2018, a Sanepar desativou seis estações de tratamento de esgoto que estavam localizadas dentro do perímetro urbano de Toledo. A desativação atendeu a pedidos da população e ao disposto no contrato de concessão entre Sanepar e o município. Duas novas estações, mais modernas e eficientes, foram construídas em substituição às antigas. Em 2019, foi desativada a ETE Bressan.

Antiga ETE Paulista. Foto: Sanepar

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sanepar

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2809 – 18/02/2026

Cotações em tempo real