A Prefeitura de Toledo aderiu ao programa Esporte Que Queremos, da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), cumpriu todas as etapas e foi agraciado na tarde dessa terça-feira (1º) com três certificações que demonstram o avanço no processo de planejamento. Toledo conquistou os selos Prata, Ouro e, para a surpresa da equipe, o selo Plus. A solenidade de entrega aconteceu durante a abertura da 2ª Etapa da Conferência Estadual do Esporte, realizada no auditório da Unioeste, Campus de Toledo.
O secretário de Esportes de Toledo, Jozimar Polasso, comemorou o feito. “Fico extremamente feliz com as ações realizadas até aqui. Quando iniciamos nossa gestão, Toledo era Selo Bronze e passamos para Selo Prata no Esporte. Com o esforço de toda a equipe, em apenas 86 dias, alcançamos o Selo Ouro e estávamos muito próximos do Selo Plus. Esse reconhecimento foi uma surpresa e é fruto de um trabalho sério e comprometido de toda nossa equipe”, salientou.
O prefeito Mario Costenaro atribuiu o êxito a um trabalho coletivo e ágil, desde as orientações do Estado, até o empenho da equipe da Smel e da Câmara de Vereadores que mostraram como Toledo faz a tarefa de casa. Ele também deu as boas-vindas a todos os visitantes e participantes do evento.
“Todo esse desenvolvimento econômico, estradas, aeroportos, cidades se desenvolvendo, são extremamente importantes e focados numa coisa que é a essência de tudo isso: a melhora da qualidade de vida das pessoas. E se tem um instrumento poderoso que tem um potencial enorme para desenvolver a vida das pessoas, é o esporte”, frisou Costenaro.
O diretor de Esportes do Paraná, Cristiano Barros del Rei, disse que o Paraná está à frente no desenvolvimento das políticas públicas na área esportiva e elogiou Toledo em função de ser diferente de tantos outros municípios e levar essa valorização do esporte à sério.

Segunda etapa da Conferência Estadual do Esporte acontece em Toledo
Gestores esportivos e representantes da comunidade estão reunidos em Toledo para debater e construir o Plano Decenal do Esporte Paranaense (2026-2035). A programação segue até quinta-feira (3), no auditório da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
Com a participação de 90 municípios das regionais de Cascavel, Pato Branco e Foz do Iguaçu, o evento conta com 270 participantes, entre gestores municipais e representantes da comunidade, que discutirão propostas para a estruturação da política estadual do esporte.
Esta é a segunda de quatro etapas regionais, que percorrerão diferentes cidades do Paraná com o objetivo de universalizar o acesso ao esporte, estimular a criação de programas esportivos e diversificar as práticas esportivas no Estado.
Para o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, a iniciativa representa a continuidade do trabalho que vem sendo realizado nos municípios. “É um plano para dez anos do esporte paranaense, para continuar com todas as políticas que nós implantamos. Para isso, estamos formando gestores de esporte nos municípios, com apoio de universidades e uma equipe muito competente”, disse.
Além das discussões, os municípios participantes receberão a coletânea do programa “O Esporte Que Queremos”. O material, composto por 11 volumes, visa capacitar os gestores e oferecer diretrizes para o desenvolvimento do sistema esportivo municipal.
Joselene dos Anjos, coordenadora do “Esporte Que Queremos”, define a Conferência como um marco na organização do setor esportivo do Paraná. “É um evento emblemático, que visa subsidiar os gestores no desenvolvimento dos principais instrumentos para a gestão e governança do seu município, é uma oportunidade que o gestor tem de buscar conhecimento e desenvolver o melhor para o esporte dentro da sua cidade”, disse.
Após a etapa de Toledo, a Conferência Estadual do Esporte seguirá para Londrina (8 a 10 de abril) e Maringá (14 a 16 de abril), reunindo, ao fim, todos os 399 municípios, consolidando um amplo debate para o fortalecimento do esporte paranaense. A conferência teve início em Ponta Grossa, onde aconteceu a primeira etapa entre 25 e 27 de março.
Programação:
Dia 1 (01/04)
Tarde: Encontro Regionalizado de Gestores Esportivos.
Dia 2 (02/04)
Manhã: Leitura e aprovação do regimento interno; Orientação geral sobre a metodologia e câmaras temáticas;
Tarde: Debates nas câmaras temáticas (Formação, Excelência e Esporte para a Vida Toda).
Dia 3 (03/04)
Manhã: Votação de propostas, moções e relatório da etapa.
Fonte: Decom/Pref. de Toledo