Nessa segunda-feira (21), adolescentes vinculados a serviços sociais no município participaram de uma atividade voltada ao combate ao racismo, promovida pela equipe da unidade de saúde Estratégia Saúde da Família (ESF) Cosmos. A ação, parte do Plano Operativo Municipal, teve como foco estimular reflexões profundas sobre preconceito racial, empatia e atitudes antirracistas.
Com dinâmicas interativas e espaço para relatos pessoais, o encontro promoveu momentos de escuta e sensibilização. Muitos dos adolescentes relataram experiências próprias de discriminação ou testemunhos de situações de racismo em ambientes como escolas, locais públicos, trabalho e até dentro de casa.
Ao fim da atividade, os participantes foram convidados a firmar compromissos individuais com a promoção do respeito às diversidades e o enfrentamento do racismo no dia a dia. “Esses relatos reforçam a necessidade urgente de promover ações educativas e de escuta ativa que fortaleçam a cidadania e os direitos humanos. Racismo se combate com atitude, consciência e coragem”, observa a gerente da ESF Cosmos, Tatiane Veiga Rodrigues.
A ação é fruto de uma articulação intersetorial com a Rede de Proteção Social (RPS), envolvendo os dois Centros da Juventude (CJU Coopagro e CJU Europa), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Projovem/Cras III – Coopagro), a Unidade Social Coopagro e a Casa de Semiliberdade. A proposta é que esses encontros ocorram mensalmente, com temas pertinentes à juventude e à saúde integral.
Essas atividades integram a Programação Anual de Saúde (PAS) de 2025 do Município de Toledo, com foco na atenção à infância e adolescência. Também seguem as diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), que defende o cuidado ampliado e participativo, além de se alinharem à Portaria nº 2.198/2023, do Ministério da Saúde, que estabelece a Estratégia Antirracista para a Saúde como eixo fundamental para políticas públicas que enfrentem o racismo institucional e promovam a equidade étnico-racial no Sistema Único de Saúde (SUS).
Fonte: Secom/Pref. de Toledo