Na próxima semana, terá início em todo o país a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Em Toledo e nos 15 municípios que compõem o Núcleo Regional de Educação de Toledo (NRE Toledo), as avaliações serão aplicadas nas escolas da rede estadual, municipal e privada, envolvendo milhares de estudantes.
Participam das provas os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, de forma amostral, além dos alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Esses estudantes são avaliados por estarem encerrando um ciclo educacional, momento importante para medir o nível de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática, além de coletar informações sobre o contexto escolar e pedagógico.
O SAEB é uma importante ferramenta de diagnóstico da qualidade da educação brasileira, permitindo que o Ministério da Educação e as secretarias estaduais e municipais avaliem o desempenho dos alunos e o desenvolvimento das políticas públicas educacionais.
De acordo com a professora Géssica Otto, Técnica Pedagógica responsável pelas Avaliações Externas do NRE Toledo, a aplicação exige uma ampla organização por parte das escolas e das equipes regionais:
“Estamos em um momento muito importante para nossas escolas. A prova é aplicada de forma padronizada em todo o país, e exige uma grande logística, envolvendo toda equipe do NRE Toledo, Secretarias Municipais de Educação e das escolas onde haverá aplicação da prova. É um processo que nos permite compreender melhor o nível de aprendizagem dos nossos estudantes e planejar ações mais assertivas para fortalecer a educação.”
O chefe do NRE Toledo, professor José Carlos Guimarães, reforça a importância da participação dos alunos e destaca o papel da prova para o avanço da educação no Paraná:
“O SAEB é uma oportunidade para que cada estudante contribua com o desenvolvimento da educação do seu município, do estado e do país. Por isso, é fundamental que realizem a prova com seriedade, dedicação e responsabilidade. Esse resultado reflete o trabalho de toda a comunidade escolar e ajuda a consolidar nossa região e o Paraná como referência nacional em qualidade de ensino.”
A aplicação do SAEB segue até o final do mês em todo o território nacional, e os resultados servirão de base para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) — o principal indicador da qualidade da educação brasileira.
Informações adicionais: As aplicações são divididas em amostral, onde o INEP indica, de forma amostral, algumas escolas para realizar a prova. Neste caso, a aplicação ocorre nos 2º anos do ensino fundamental e no componente curricular de Ciências. As aplicações censitárias acontecem ao final de cada ciclo, os seja, 5º ano, encerrando a primeira fase do ensino fundamental e 9º ano, encerrando a segunda fase. Nas 3ª séries ocorre a aplicação encerrando o ciclo do ensino médio.
Total de estudantes previstos para realizar a prova do SAEB. – Estudantes da rede municipal e privadas (2º; 5º ano; 9º e 3ª das escolas privadas): 5.092 estudantes previstos; – Estudantes da rede estadual (9º ano e 3ª série): 6.930 estudantes previstos; Total em todo NRE: 12.022.
Fonte: assessoria NRE de Toledo





