Atividade na sala multiúso do CEU. Foto: Divulgação

Além das manobras, crianças e adolescentes tiveram a oportunidade de interagir com projeto de cooperativa mirim

Sábado (27) foi a data escolhida para que os pequenos cooperativistas da Cooperativa Escolar Mirim André Zenere (Coopemaz) pudessem se encantar com o Skate. Todos animados e dispostos aos primeiros aprendizados. A parceria entre o Sicoob e o projeto de Skate Toledo permitiu a interação e a alegria das crianças e adolescentes. A atividade é uma contrapartida ao apoio recebido pelo Sicoob.

Associação Skate Clube e Esportes Radicais de Toledo que reúne skatistas dispostos ao trabalho de base e incentivo a outros atletas em parceria com o Sicoob estabeleceu um intercâmbio cultural e social entre a Coopemaz e a Escola de Skate Toledo. A etapa foi realizada através de trocas de experiências de incentivo do protagonismo infantil e juvenil e incentivo à pratica de esportes e à prática do cooperativismo.

Aula experimental de skate.

O Projeto Escola de Skate Toledo (EST) teve início em março e que vai até outubro de 2022. Os cerca de trinta alunos recebem aulas de skate sem custo em dois equipamentos públicos do município: a Pista de Skate e o Centro Unificado de Artes e Esportes de Toledo, o CEU das Artes, como forma de divulgar e alavancar o esporte e seus atletas. O projeto é patrocinado através de edital pela Itaipu Binacional e recebe incentivo do Sicoob.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

A gestora do projeto da Escola de Skate, Vivian Bolson, falou sobre o resultado da parceria e sobre o encontro entre os projetos. “Certamente esta experiência proporcionada pela parceria com o Sicoob engrandeceu nosso projeto e abriu novas perspectivas para o futuro de nossa Escolinha de Skate”, descreveu. Para Otniel da Silva Pereira,  Coordenador do CEU das Artes, projetos como esses agregam à comunidade. “É grandioso ver que o futuro de nossas crianças está em projetos como estes, tendo a trazer alegria, sabedoria, saúde e bem-estar. Elas, desde pequenas, aprendem a ter responsabilidades e trabalhar em equipe”, observa.

Além da apresentação de ambos os projetos, os presentes participaram do sorteio de brindes dos dois projetos (camiseta, adesivos). Para a professora orientadora da Coopemaz, Luciana Pereira, apreender brincando é transformador. “Esse intercâmbio entre projetos é extremamente proveitoso. As crianças aprendem umas com as outras experiências que nunca vivenciariam se não tivessem essa oportunidade. Conhecem coisas novas, interagem produtivamente aprendendo  na prática a repassar seus conhecimentos e levam para a vida em sala de aula e na família, formas diferentes de pensar e agir, e o melhor de tudo, experenciam tudo isso de forma lúdica.”

Sorteio de brindes.

O projeto Escola de Skate de Toledo foi contemplado em edital público da Itaipu Binacional e recebe ainda o apoio da Secretarias de Esporte, Cultura e Desenvolvimento Humano e outros vários empresários da cidade que juntos acreditam na potencialidade transformadora do projeto.

CONQUISTAS – Com atletas classificados, Toledo receberá o Campeonato Paranaense de Skate que será realizado pela Associação de Skate. A final será nos dias 15 e 16 de outubro. Fundada em 2014, a Associação de Skate de Toledo, já realizou diversas ações e campeonatos de skate na cidade sempre visando o fortalecimento da modalidade e a geração de oportunidade e visibilidade para a modalidade.

Fonte: Assessoria