Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Escola Adventista, de Toledo, promove Projeto Bebê de Arroz!

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Por Marcos Antonio Santos

O Projeto Bebê de Arroz organizado pela Escola Adventista, de Toledo, visa conscientizar sobre os riscos da gravidez na adolescência. Os estudantes aprendem sobre as fases de uma gravidez e os cuidados necessários durante todo período de gestação. São realizadas atividades como preenchimento de certidão de nascimento, orçamento das despesas com um bebê nos primeiros meses de vida e a compreensão do momento ideal para construir e planejar uma família.

A diretora da Escola Adventista, Sarah Bubna, comenta que o ‘Bebê de Arroz’ é um projeto da Rede Adventista. “É um projeto que trabalha a sexualidade nas turmas de 8º ano, onde eles aprendem esse assunto no componente de Ciências, e eles trabalham o sistema reprodutor, masculino e feminino”.

CHÁ DE BEBÊ – Participam do projeto, alunos entre 12 e 13 anos de idade, e a temática tem três semanas de duração. “Os alunos fazem todo o estudo do que é ter um bebê. O primeiro estudo é de verificação em relação ao sexo da criança. Eles participam de um Chá de Bebê, exatamente para entender que a gente não escolhe o sexo do filho. A partir que o bebê ‘nasce’, os alunos constroem as crianças utilizando sacos de arroz, bonecos e partes de bonecos que podem ser feitos a mão. O ‘bebê’ tem cinco quilos, aproximadamente de uma criança de três meses de vida. Depois eles fazem os estudos; os custos dessa criança, efeitos na saúde da mulher, dificuldade que é ter que abrir mão de algumas coisas, por que se tem o bebê. Durante as aulas de Educação Física, os alunos tem que revezar para cuidar, tem que pensar onde essa criança irá ficar enquanto eles estudam, tem que saber quem cuidará do bebê e quem faz a atividade. Todas essas ações, que são as dificuldades de se ter um filho, acontecem. Eles também fazem o registro da criança, o que é uma certidão de nascimento, a troca do nome, sobrenome, como é a escolha, o significado dos nomes, que normalmente os pais levam em consideração”, explica Sarah Bubna.

Participam do ‘Bebê de Arroz’, alunos entre 12 e 13 anos de idade. Foto: arquivo pessoal da escola

Segundo ela, no final desse projeto, que será nesta semana, os alunos poderão ouvir o coração de um bebê na barriga da mãe. E a diretora confirma ainda que os mantimentos, sacos de arroz, fraldas, roupinhas serão doados para as entidades carentes, de Toledo. “Serão entregues a secretaria municipal de Saúde para que sejam doados as pessoas e as mulheres carentes. Os alunos também têm conversas com quem tiveram filhos na adolescência, relato de como foi a vida.  E uma ação que estamos para conseguir, que iremos confirmar nesta semana, é de os alunos escutarem o coração de um bebê na barriga da mãe grávida. Estamos avaliando essa possibilidade”.

TROCAR FRALDAS – Nesta última semana do Projeto Bebê de Arroz, os alunos terão tarefas do dia a dia de como é cuidar de uma criança pequeninha. “Durante as aulas toca o choro do bebê, os alunos tem que colocar a criança para dormir, tem que trocar as fraldas. Eles acabam tendo essas ações para vivenciar o que realmente é cuidar de um filho. A necessidade que se tem, o que se abre mão. É a conscientização de que uma gravidez é algo muito bom, uma benção, uma dádiva de Deus, mas existem tempo e idade para que isso aconteça, para que eles possam ter uma vida mais tranquila”, afirma a diretora da Escola Adventista, Sarah Bubna.

Fotos: arquivo pessoal da escola

Veja também

Previsão do Tempo

Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Cotação em Tempo Real