Foto: Carlos Rodrigues

A equipe de transição do prefeito eleito reuniu-se na manhã dessa quarta-feira (13) com técnicos da Secretaria Municipal da Educação (Smed) para discutir questões relacionadas à licitação do transporte escolar para 2025. Um estudo foi realizado por servidores da Smed, os quais realizaram os apontamentos de situações a serem corrigidas no novo contrato. As imagens da reunião estão disponíveis no link Atos da Transição, no portal do município. 

O prefeito Beto Lunitti e os integrantes da equipe de transição reforçaram a necessidade de esclarecer à população que as mudanças propostas atendem a legislação vigente e o atendimento do público prioritário, não se tratando de posição política desta ou da próxima gestão. O edital de licitação do transporte escolar está em consonância com a Resolução da Secretaria de Estado da Educação (Seed) Nº 777/2013. 

Na ocasião, a professora Janice Salvador foi apresentada como futura secretária da Educação pelo integrante da equipe de transição, Neuroci Antonio Frizzo. Ela disse que a temática do transporte escolar é bastante ampla e regrada por uma legislação bastante complexa, com vários contratos em fase final de execução. 

“Nosso diálogo com a Smed foi no sentido de conhecer as tratativas desenvolvidas até aqui, as análises técnicas que a equipe fez e quais decisões precisam ser tomadas. Temos um processo  que busca atender ao interesse público dar acesso a todos os estudantes da Educação Básica às escolas mais próximas das suas casas, de forma que os estudantes também permaneçam menos tempo em deslocamento e menos tempo em espera, primando pela segurança, por monitores e melhores condições do transporte escolar”, salientou. 

O ponto convergente entre as equipes de transição em relação a adequações que serão colocadas em prática é que os alunos da Educação Básica de escolas públicas terão o transporte escolar garantido, se necessário, até a escola mais próxima de sua residência. Caso a família escolha outra escola, assume a responsabilidade pelo transporte do aluno. 

“Os estudantes da iniciativa privada poderão beneficiar-se também do transporte escolar, desde que não haja nenhuma alteração na rota e haja lugar dentro do ônibus, pois a prioridade, sem dúvida nenhuma, são dos estudantes da Educação Básica da rede pública de ensino”, complementa Janice.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo