A Farmácia Escola de Toledo recebeu, na sexta-feira (18), uma visita de uma equipe do curso de Farmácia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), câmpus de Cascavel, e do vereador de Cascavel, Antônio Gomes Nogueira. Os visitantes vieram conhecer de perto o Programa Municipal de Plantas Medicinais e de Fitoterápicos de Toledo (Profitoo).
Eles foram recebidos pela secretária da Saúde, Adriane Monteiro, pela farmacêutica de manipulação, Claudia Ferreira, e pelo diretor da Assistência Farmacêutica, Sidnei Borges. Na apresentação do programa, foram descritos os passos iniciais em Toledo, desde a década de 1980, passando pela aprovação da Lei “R” nº 24/2020, que garante o funcionamento do programa no município, até os dias de hoje.
A professora do curso de Farmácia da Unioeste de Cascavel, Maria Tereza Rojo de Almeida, explicou que a instituição está começando a trabalhar com fitoterapia, e surgiu o interesse em conhecer o programa em Toledo, e avaliar as possibilidades de, futuramente, implantar um semelhante em Cascavel.
“Viemos para conhecer a história do desenvolvimento da política municipal de fitoterapia e como funciona, para aprender e pensar por onde iniciá-la. A impressão com o projeto aqui de Toledo é de admiração em primeiro lugar, porque a gente sabe que foi muita luta para conseguir estabelecer, e não é fácil”, destacou Maria Tereza.
Ela ainda ressaltou que um programa de fitoterapia pode trazer benefícios além da saúde da população. “Isso faz girar toda uma cultura que é mais sustentável, gera benefício para a ciência, com desenvolvimento de novas pesquisas, para geração de renda e de emprego, pensando então nos produtores”, avaliou Maria Tereza.
O vereador de Cascavel, Antonio Nogueira, explicou que a visita foi um convite da professora Maria Tereza. “Pelo que a gente viu, o programa é bastante trabalhoso, mas tudo começa com um primeiro passo. Hoje, através do conhecimento que Toledo já tem, vamos levar para o nosso prefeito. Pelo que o projeto nos apresentou, traz um grande resultado para a comunidade”, concluiu o vereador.
Fonte: Secom/Pref. de Toledo