Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Equipe da Uopeccan participa de curso de cuidados paliativos com profissionais do Sírio-Libanês

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

O Hospital do Câncer Uopeccan de Cascavel foi selecionado para participar do Programa de Cuidados Paliativos no SUS, uma inciativa do PROADI-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde) em parceria com o CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), que tem como foco a atenção hospitalar, ambulatorial especializada e atenção domiciliar.

Para dar início aos trabalhos, ocorreu uma reunião de abertura em dezembro e, nesta semana, profissionais assistenciais do hospital participam de um curso gratuito, com o objetivo de melhorar os processos de cuidados paliativos e realizar capacitações teórico-práticas na área. “É muito importante para nós aprimorarmos nossos conhecimentos, a forma de atendimento, abordagem com a família e com o paciente… é muito bom saber que existem esses cuidados, porque não significa que um paciente paliativo vai morrer hoje ou amanhã. Com isso, a gente tem mais tempo para dar atenção, carinho, conforto”, explica a técnica de enfermagem Marli Fátima Neuberger, que participou da aula de Conceitos Básicos de Cuidados Paliativos, que ocorreu na tarde de ontem (10).

Já nessa quarta-feira (11), a equipe participou de uma aula teórico-prática, sobre Hipodermóclise. Para fechar a semana, na quinta-feira (12), haverá novamente duas aulas sobre os conceitos básicos, apenas no período da manhã.

As aulas estão sendo ministradas por profissionais do Sírio-Libanês, que é um dos seis hospitais que fazem parte da aliança PROADI-SUS. “Nós sabemos que a demanda dos pacientes com doenças crônicas vem aumentando e a necessidade de ter os profissionais de saúde, de uma maneira geral, compreendendo o que esses pacientes e os familiares precisam”, explica o médico Gustavo Cassefo, que faz parte do Projeto.

De acordo com a psicóloga Catherine Moreira Conrado, também da equipe do Sírio-Libanês, os hospitais são escolhidos a partir de uma indicação da Secretaria Estadual de Saúde, como foi o caso da Uopeccan. Também faz parte da equipe a enfermeira Fernanda Tuoto, que está ministrando as aulas.

Após as aulas presenciais, o curso segue de forma online para os profissionais da Uopeccan, com certificação.

O que são cuidados paliativos

Os cuidados paliativos são voltados para pacientes que possuem doenças que não podem ser curadas, oferecendo conforto e diminuição de sofrimento.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Uopeccan

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2809 – 18/02/2026

Cotações em tempo real