A partir desta quinta-feira (26), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Bressan / César Parque terá sua rotina alterada. Os profissionais que atuam nesta unidade serão remanejados para dar suporte em outras equipes e a UBS permanecerá fechada até a normalização do sistema. A decisão foi tomada pela coordenação do Centro de Operações de Emergência (COE) com base no afastamento de profissionais de saúde na linha de frente dos atendimentos.

“A UBS do Bressan foi escolhida estrategicamente por ser a unidade urbana com menor abrangência de público, portanto o impacto seria reduzido. Infelizmente os profissionais de saúde também adoecem e devido aos protocolos atuais do Ministério da Saúde não podemos correr riscos e tivemos que afastar vários deles. O remanejamento do atendimento é provisório. Em outras cidades próximas a mesma medida já foi adotada, Cascavel por exemplo fechou mais de 20 unidades. Estamos segurando ao máximo o atendimento e pedimos compreensão da comunidade”, explicou o Médico Porta Voz do COE, Fernando Pedroti.

Atendimento

A comunidade daquela região, no caso de precisar dos serviços de saúde, pode procurar atendimento na Unidade de Saúde do Jardim Panorama ou no Centro de Saúde, localizado no centro da cidade. Para Pré-Natal e primeira consulta do recém nascido, temos uma unidade exclusiva para esses atendimentos na UBS do Paulista.

O COE deixa claro que essas são medidas emergenciais e que não significam o fechamento definitivo da UBS. São apenas estratégias adotadas em um momento delicado de enfrentamento de doenças como a dengue e o coronavírus. Não está descartado o fechamento de outras unidades de saúde, como medida de enfrentamento.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo