Foto: Carlos Rodrigues/Decom/Pref. de Toledo

Realizado na manhã desta sexta (4), ato no câmpus Toledo da FAG marca início, em nível regional, de projeto que amplia uso da tecnologia em colégios estaduais

O auditório do câmpus local da Faculdade Assis Gurgacz (FAG) recebeu, na manhã desta sexta-feira (4), o evento para a entrega simbólica de 1.696 tablets a representantes de estabelecimentos da rede estadual de ensino que se encontram na área de abrangência do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo. O investimento da Secretaria de Estado da Educação (Seed) na aquisição desses equipamentos foi de aproximadamente R$ 3,5 milhões – em todo o Paraná, esse valor alcançou a marca de R$ 100 milhões.

A administração municipal foi representada no ato pelo vice-prefeito Ademar Dorfschmidt e pela secretária de Educação, Marli Gonçalves Costa, que representou os secretários municipais na frente de honra. Também fizeram parte: o chefe do NRE/Toledo, José Carlos Pereira Guimarães; o prefeito de Quatro Pontes, João Laufer; o membro do Conselho Estadual da Educação, Flavio Vendelino Scherer; o presidente da Câmara Municipal de Toledo, Dudu Barbosa, que representou os vereadores presentes ao evento; o representante regional da Casa Civil e do deputado estadual Marcel Micheletto, Matheus Ramos; a diretora do Colégio Estadual Arthur Costa e Silva (Terra Roxa), Janete Guatierri Alves, que representou os diretores dos estabelecimentos contemplados pelos tablets; o secretário de Educação de Marechal Cândido Rondon, Fernando Volpato, que representou o prefeito Marcio Andrei Rauber; e os representantes dos deputados federais Elton Welter (Nelsi Welter) e Vermelho (Ademilson Roberto Alves), e do deputado estadual Márcio Pacheco (Valtair Alves de Moura).

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, houve o pronunciamento das autoridades presentes na frente de honra. “A pandemia obrigou os profissionais da educação a se reinventarem, num cenário em que a tecnologia ocupou de vez o seu papel de protagonismo, num caminho sem volta. Os alunos, aos poucos, estão assimilando esta nova realidade e têm nos ajudado a tornar realidade este novo conceito de ensino”, avalia Janete. “Tenho que fazer meu reconhecimento público ao Governo do Estado pelo esforço empreendido no sentido de modernizar as metodologias de ensino, as quais precisam colocar o ser humano em primeiro lugar. O melhor computador jamais vai superar o professor”, destaca Flávio. “Sou um apaixonado pelo poder de transformação que a educação promove na vida das pessoas e fico cada vez mais fascinado pelo assunto quando vejo os avanços que temos visto nesta área aqui em Toledo, tanto no âmbito municipal quanto no estadual”, celebra Dudu.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Em suas falas, Marli e Ademar enumeraram as ações promovidas pelo governo municipal na Educação. “Estamos ampliando o número de escolas da nossa rede que atendem em período integral de 4 para 12 e o de Cmeis [centros municipais de educação infantil] de 5 para 12. Na semana passada, nos conveniamos ao Educa Paraná e terminamos de entregar os tablets do Aluno Conectado a todos os mais de 10 mil estudantes das nossas escolas. Por meio deste programa, adquirimos notebooks, smart TVs, kits de robótica e computadores novos, além de instalarmos internet de altíssima velocidade em todas as unidades e implantarmos uma plataforma elaborada na Unicamp [Universidade Estadual de Campinas]. Neste cenário, estamos alterando o currículo municipal, incluindo disciplinas de computação e informática”, descreve a secretária, que não pôde ficar até o fim do evento, pois estava envolvida na distribuição de kits de material escolar a estudantes de escolas municipais e Cmeis. “É uma honra ter sido convidado para esta entrega dos tablets, pois sabemos como poucos como o uso da tecnologia promove melhoria na qualidade de ensino. Tenho certeza de que o Governo do Estado, vendo o que estava sendo feito pela Prefeitura de Toledo, ficou um pouco mais atento e desejou fazer o mesmo. Aqui fazemos políticas públicas para as pessoas e entendemos que a educação deve ser vista não só por aquilo que acontece em sala de aula, mas também, por exemplo, na merenda, no transporte e na segurança”, analisa.

Por fim, o chefe do NRE/Toledo, José Carlos Guimarães, celebrou as ações que a Seed tem realizado desde julho do ano passado. “De lá para cá, muita coisa boa tem acontecido, como o início da licitação para reforma e/ou ampliação de 30 escolas; a entrega de 600 kits de robótica acompanhados de Chromebooks, permitindo que muitos colégios passassem a ter o primeiro ou mais um laboratório de informática; e o repasse de equipamentos esportivos. Isso sem falar nas plataformas de ensino para várias disciplinas, incluindo aí uma voltada para o dever de casa dos estudantes. As possibilidades de aprendizado estão se ampliando, seja pela via da tecnologia, quanto pela da formação docente”, avalia.

Entrega e premiação 

A entrega simbólica dos tablets foi realizada a 16 diretores, que representaram cada um dos municípios que estão na área atendida pelo NRE local. Em relação a Toledo, esse papel coube à diretora do Colégio Estadual Doutor João Cândido Ferreira, Maria Clara Cadamuro Weber.

Antes disso, houve a premiação às escolas da gincana da Blitz da Sustentabilidade, realizada em alusão ao Dia Mundial da Reciclagem, comemorado em 17 de maio, pelo Núcleo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Núcleo ODS) de Toledo, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e com o apoio das empresas éMiner e Prati Donaduzzi. O tema da campanha foi “Eletrônico Não é Lixo” e teve o objetivo de conscientizar a população sobre o descarte correto de itens como pilhas, baterias, carregadores, celulares, eletrodomésticos, modens, lâmpadas e afins.

O colégio vencedor foi o Irmão Germano Rhoden, na Vila Paulista, que recebeu um microscópio oferecido pela éMiner. Em segundo lugar ficou o Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, que terá direito a três vales que dão direito, cada um, a levar, em transporte próprio, 40 pessoas para uma visita técnica nas estruturas da maior produtora de medicamentos genéricos da América Latina.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo