Com um modelo pedagógico único, o Colégio Donaduzzi oferece um ensino que ultrapassa as paredes da sala de aula e conecta estudantes às demandas reais do futuro
De acordo com o Relatório Future of Jobs 2023, do Fórum Econômico Mundial, 44% das habilidades profissionais utilizadas atualmente serão transformadas até 2027. A pesquisa aponta competência como a resolução de problemas complexos, pensamento crítico, criatividade e domínio tecnológico estarão entre as mais demandadas no mercado de trabalho. No Brasil, um levantamento do Grupo Consumoteca, publicado pela revista Exame, revelou que 68% dos pais desejam que os filhos estudem em escolas que combinem métodos tradicionais com novas tecnologias, porém apenas uma parte considera que as instituições atuais entregam essa proposta de forma consciente.
É nesse contexto que o Colégio Donaduzzi, presente no ecossistema de inovação do Biopark, localizado em Toledo – PR, se destaca como uma resposta concreta às demandas da educação atual. Com uma proposta de ensino único, que alia tecnologia, protagonismo estudantil e respeito, a instituições prepara crianças e jovens para serem protagonistas de suas trajetórias acadêmicas e profissionais.
Uma proposta que vai muito além da sala de aula
O modelo pedagógico do Colégio Donaduzzi coloca o aluno no centro do aprendizado, utilizando estratégias ativas, mentoria personalizada, trilhas adaptadas e um programa bilíngue. Cada sala é um laboratório temático, de biologia, tecnologia, matemática, literatura, por exemplo, e cada estudante conta com um notebook individual, integrando tecnologia e conteúdo de forma inteligente e direcionada.
Um complemento adicional, com o contraturno, realizado na Academia Donaduzzi, amplia as possibilidades com mais de 30 projetos em áreas como robótica, games, artes e empreendedorismo, incentiva a curiosidade e o pensamento crítico.
A coordenadora pedagógica do Colégio Donaduzzi, Letycia Lopes Ricardo, reforça que a metodologia vai muito além da transmissão de conteúdo, “aqui, valorizamos a jornada do estudante. Não olhamos apenas para o resultado final, mas para todo o caminho que ele percorre, suas descobertas, colaborações e a forma como constrói soluções para o mundo real.”
Protagonismo que gera resultados concretos
O incentivo à autonomia e à busca por desafios faz com que os alunos do Colégio Donaduzzi se destaquem em competições acadêmicas de alto nível. A instituição já soma 47 classificações em Olimpíadas Nacionais de Matemática, Astronomia, Ciências e Robótica, o que representa cerca de 10,9% dos alunos participantes, mais que o dobro da média nacional, estimada em 5%.
Esses resultados não surgem por acaso. São consequência de um ambiente que estimula pensamento crítico, perseverança e colaboração. “Quando o estudante entende que pode ser protagonista do próprio aprendizado, ele naturalmente busca desafios maiores. As Olimpíadas são apenas uma das formas de medir o quanto eles são capazes de ir além”, destaca Letycia.
Patamar estruturado
O Colégio Donaduzzi reúne elementos que o colocam em um patamar diferenciado:
- Trilhas personalizadas com apoio de inteligência artificial;
- Mentoria individual para construção do projeto de vida;
- Plataforma digital inteligente para estudo dirigido;
- Corpo docente altamente qualificado com mestres, doutores e pós-doutores;
- Ambiente seguro e acolhedor, com monitores em tempo integral, transporte monitorado e espaços de convivência.
Expansão
Com mais de 300 alunos matriculados e resultados expressivos em olimpíadas e competições acadêmicas, o Colégio Donaduzzi já tem expansão confirmada para o próximo ano. A instituição passará a atender também alunos do Fundamental I e II (1º ao 9º ano), o que traz a expectativa de dobrar o número de estudantes. Além disso, seguirá investindo em novas tecnologias educacionais e no fortalecimento do vínculo entre aprendizado e aplicação prática, acompanhando as tendências globais de educação.
O vice-presidente do Biopark, Paulo Rocha, destaca o impacto dessa expansão, “o Colégio Donaduzzi é uma peça-chave para o Biopark, pois forma jovens preparados para pensar, inovar e empreender. Sua construção pedagógica é inspirada em referências internacionais consagradas, como o modelo educacional da Finlândia, que privilegia a inovação, a personalização e o desenvolvimento integral dos estudantes. Nosso objetivo é que a educação oferecida aqui seja inspiração e referência não só para a nossa cidade, mas para o Brasil e o mundo.”
Matrículas abertas
Com matrículas abertas para o próximo ano letivo, o Colégio Donaduzzi reafirma seu compromisso em oferecer uma educação excelência, onde cada estudante é protagonista da própria história.
Entre em contato pelo WhatsApp (45) 99147-6872 ou confira mais sobre a educação que gera resultados no site colegiodonaduzzi.com.br.
Fonte: Gleisson Felizatti/Assessoria de Imprensa Biopark