Toledo a partir desse mês de março, passa contar com 2 deputados federais. Dilceu Sperafico (progressista) eleito e empossado, ganha reforço coma a ascensão de Elton Welter, primeiro suplente do PT que nas últimas eleições conquistou 21.118 votos para deputado federal, não ter mais volta, pois, Enio Verri foi oficialmente nomeado como diretor geral Brasileiro na Itaipu Binacional.
Não é só na esfera federal que que as cadeiras estão sendo mexidas, com a ida de Welter para a assembleia junto ao Congresso Nacional, ele terá que renunciar ao cargo de vereador em Toledo, passando sua vaga ao primeiro suplente com 668, Roberto dos Santos.
Confirmado Enio Verri para a Direção Geral Brasileira da Itaipu Binacional
O economista paranaense Enio Verri é o novo diretor-geral brasileiro de Itaipu A nomeação consta em decreto publicado em sessão extra do Diário Oficial da União (DOU) dessa sexta-feira (10), assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira de Oliveira.
Verri substitui o almirante Anatalicio Risden Junior, que esteve à frente da Diretoria Geral Brasileira desde fevereiro de 2022 e foi também diretor financeiro executivo da binacional.
Os membros da Diretoria Executiva são nomeados para um período de cinco anos, podendo ser reconduzidos ou substituídos a qualquer momento pelos governos do Brasil ou do Paraguai.
Quem é Enio Verri
Nascido em Maringá (PR), Enio Verri, 61 anos, é economista e mestre em Economia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e doutor em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (USP), além de especialista em Teoria Econômica pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana. Também é professor aposentado do Departamento de Economia da UEM, onde foi admitido em 1997.
O novo diretor tem ampla experiência na administração pública, nas esferas municipal, estadual e federal. Na Prefeitura de Maringá, foi secretário municipal de Fazenda (2001 – 2003) e secretário de Governo (2003 – 2004). Atuou como assessor técnico na Presidência da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, (2004 – 2005) e chefiou o gabinete do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (2005 – 2006).
De volta ao Paraná, foi eleito deputado estadual e acabou convidado para assumir a Secretaria de Estado de Planejamento, onde ficou até 2010. Foi reeleito deputado estadual para o mandato 2011 a 2014, ano em que conquistou a vaga para a Câmara Federal, pela primeira vez. Foi reeleito deputado federal em 2018 e 2022. Na Câmara, Enio Verri foi membro titular da Comissão de Finanças e Tributação, entre outras comissões temporárias ou permanentes. Mais recentemente, integrou o grupo temático de Planejamento, Orçamento e Gestão da equipe de transição do presidente Lula.





