Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Endemias pede apoio da população para combater o mosquito da dengue

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Wanderson Schumacher

O Setor de Endemias tem intensificado suas ações de combate a dengue, indo além das rotinas de visitas e vistorias. Porém, a Secretaria Municipal da Saúde de Toledo (SMS) tem demonstrado grande preocupação com o avanço dos casos de dengue. Segundo o último Boletim da Dengue (de 29 de dezembro de 2024 a 28 de fevereiro de 2025), já são 1036 notificações, das quais já foram confirmados 48 casos positivos no município. Outros 324 ainda aguardam o resultado. 

O Centro e o Panorama I concentram o maior número de casos positivos da doença. Jardim Europa I e Vila Operária também ocupam a 3ª e 4ª posição. Os casos positivos estão distribuídos em 17 localidades diferentes da cidade, aumentando as chances de contaminação. 

Segundo o coordenador do Setor de Endemias, Antonio José Sousa de Moraes, várias medidas padrão têm sido adotadas, como a recuperação de imóveis fechados; realizada em horários diversificados; a entrega de material informativo durante a visita do agente; e agendamento telefônico para visitas. Tudo visando otimizar o atendimento à população.

Denúncias – O Setor de Endemias preza pela resolutividade das denúncias e demandas recebidas via Ouvidoria do Município (156), Ouvidoria do SUS (3196-3024 e whatsapp 99973-6884), demonstrando a atenção às necessidades da população.  Além disso, também é possível realizar o agendamento de visitas domiciliares direto com o setor (3196-3095 ou 99133-6391). 

População – Com o aumento dos casos de dengue, a participação ativa da população é fundamental para complementar os esforços do Setor de Endemias. Além das ações já realizadas, espera-se que a população adote medidas de prevenção.

Eliminação de criadouros com atenção especial a locais que acumulam água parada, como vasos de plantas, pneus, garrafas, calhas, caixas d’água e piscinas são algumas das ações que podem colaborar.  A vistoria semanal em casa e no quintal para identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti também reforça as ações. 

“A colaboração entre o setor de endemias e a população é crucial para o controle da dengue. A conscientização e a adoção de medidas preventivas são as principais armas contra a proliferação do mosquito e a disseminação da doença”, afirma o diretor da Vigilância Epidemiológica, Junior Palma.

Intersetorial – Os trabalhos de prevenção acontecem com a colaboração de outras secretarias municipais, como o Meio Ambiente e a Infraestrutura. Articulados com escolas e comércio local, o setor promove atividades educativas de prevenção à Dengue e outras doenças, procurando ampliar o alcance da conscientização.

“As atividades de bloqueio de casos notificados de dengue, intensificação de vistorias em pontos estratégicos e a entrega da Resolução SESA 0029/2011, com a aplicação de penalidades conforme a legislação, também são medidas que realizamos no controle da doença”, acrescenta o coordenador, Antônio de Moraes.

Volumosos – O trabalho intersetorial de acompanhamento de acumuladores e seus familiares, com apoio a essas famílias, tem se mostrado eficaz na redução de criadouros e na disseminação de doenças. Os agentes de endemias também fazem a entrega de número telefônico para agendamento, recolhimento e destinação correta de volumosos, complementando essa ação.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2804 – 24/01/2026

Cotações em tempo real