“Há mais de 40 anos eu trabalho no campo aqui em Toledo. Posso garantir que é o melhor lugar para se viver, em todos os aspectos. Reunir todas nós é uma alegria e tanto, uma verdadeira festa essa confraternização”, destacou a produtora, Marines Catarina Duarte, durante o 9º Encontro das Mulheres Trabalhadoras Rurais, realizado no distrito de X de Maio. 

O evento que reuniu cerca de 700 mulheres de 18 localidades de Toledo, teve como objetivo valorizar os serviços e o papel da mulher trabalhadora rural no município, que atinge diretamente a economia municipal auxiliando no desenvolvimento da cidade. A Prefeitura de Toledo, por meio da  Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) é responsável pelo Encontro. 

Roseli de Oliveira, trabalha há quase 20 anos como trabalhadora rural. “É uma lugar muito bom, abençoado, é a terra que produz. É maravilhoso termos encontros como esse, sempre estamos trabalhando, todos os dias, e com esse evento a gente se une e se diverte um pouco”.

A secretária de Políticas Para Mulheres, Larissa Ribeiro, destacou que o intuito do encontro é proporcionar lazer, bem estar e valorização da mulher do campo. “Esse é um dia que a mulher é destaque em um momento preparado especialmente para elas. Ressalta a qualidade de vida e parabeniza as mulheres pelo seu papel em Toledo”.

Cerimonial

Durante a solenidade de abertura, o Prefeito Lucio de Marchi, reforçou que a mulher possui um papel fundamental e essencial para o desenvolvimento de Toledo.  “Temos que agradecer e ressaltar a importância da mulher em Toledo. Seja na região urbana ou no campo, as mulheres de Toledo são trabalhadoras. A gestão vem recuperando os asfaltos rurais e várias outras intervenções no campo, dando mais qualidade de vida ao homem e mulher do campo”, ressaltou Lucio ao destacar sobre investimentos no interior.

Na sua fala, a vereadora Janice Salvador, declamou “Para quem viaja ao encontro do sol, é sempre madrugada”, da autora Helena Kolody, ressaltando a importância da mulher na sociedade como um todo. “É uma felicidade e tanto ver todas essas mulheres reunidas. Seja no interior ou na cidade, as mulheres de Toledo demonstram um grande trabalho em prol do nosso município. O lugar da mulher é onde ela quiser”. Além do Prefeito participaram do evento, vereadores, secretários, diretores, coordenadores, parceiros e representantes das comunidades de Toledo.

Ações para a mulher

Durante o evento participaram profissionais que embelezaram as mulheres e um almoço especial foi servido e preparado pela Cozinha Social. Durante a tarde, foi realizado gincana com todas as participantes do momento. Além do esporte, um momento cultural preparado pela comunidade. Brindes também foram sorteados durante o evento. 

Parcerias

Para esse encontro, realizado pela primeira vez em Dez de Maio, a  estrutura montada teve um trabalho de mais de um mês de preparação, contando com as parcerias do Sicredi, os Sindicatos Rurais e Posto Copauto.

Bem ao próximo

Na ocasião, as participantes tiveram que realizar doação de alimentos, doação para banco de leite do Hospital Bom Jesus, doação de material de limpeza. O bingo aconteceu para arrecadação de recursos para auxiliar famílias que precisavam de recurso para tratamento médico.

Fonte: Secom/ Pref. de Toledo