Usuários de sistemas eletrônicos e aplicativos de bancos precisam de muita atenção e cuidado na movimentação financeira on-line. Para evitar que golpistas façam novas vítimas, o Núcleo Territorial do Jardim Coopagro, vinculado à Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), abordou o assunto em reunião com empresários no auditório do Sindicato Rural de Toledo (SRT) no último dia 15 de julho. Colaboradores das cooperativas de crédito Sicoob Meridional e Sicredi Progresso PR/SP apresentaram dicas, orientações e esclarecimentos no uso dos meios de pagamentos e transferências de recursos on-line, além do uso de redes sociais de forma segura.
A equipe da Sicredi destacou alguns procedimentos de segurança que a própria cooperativa põe em prática para evitar fraudes. Já existem sistemas que interrompem o funcionamento do aplicativo durante uma chamada telefônica. Isso porque, por todo o Brasil, já foram registrados casos em que a ação dos criminosos simula centrais de relacionamento dos bancos com os clientes. O golpista sugere o acesso ao aplicativo para “desbloquear” o cartão do banco ou para “cancelar compras suspeitas com o cartão”. Antes de qualquer atitude, encerre a conversa e entre em contato com a gerência da sua conta.
LINKS SUSPEITOS
A segurança on-line depende muito do comportamento do usuário. É preciso estar atento para não acessar, por impulso, determinados links suspeitos com frases do tipo: “Parabéns! Você foi sorteado. Clique no link para resgatar”, ou “Sua encomenda está parada devido a dados incompletos. Clique para regularizar”, e assim por diante. Sempre quando virem mensagens semelhantes a essas, não clique! Antes de tudo, certifique-se.
Os sistemas de segurança de bancos e cooperativas de crédito também estão sendo reforçados, com o bloqueio de transações financeiras suspeitas que envolvam transferências de valores ou pagamentos de montantes fora do comum. A medida pode interromper temporariamente a finalização de uma negociação, mas evita fraudes até que o usuário realmente entre em contato para liberar o pagamento, por exemplo. Além disso, sistemas já estão fazendo a verificação de CNPJs e CPFs suspeitos.
CAMADAS DE SEGURANÇA
Outra dica valiosa repassada no encontro é aumentar os níveis de segurança dos aplicativos. Muitos deles oferecem a chamada “autenticação em duas etapas”, que representa mais uma “camada de proteção” para evitar o acesso de golpistas, como por exemplo o acesso à foto do usuário para clonagem da conta dos aplicativos de troca de mensagens. A recomendação é não tornar pública a sua foto para quem não está na lista de contatos.
EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Por sua vez, a equipe do Sicoob abordou outro assunto de fundamental importância que são ações práticas de educação financeira, como orçamento pessoal, possibilidades de investimentos, poupança, entre outros.