Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Encontro Estadual de Academias de Letras contará com palestrante italiano

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

O 15º Encontro de Academias de Letras, Ciências e Artes do Paraná, que será realizado Olinda Hotel e Eventos, de Toledo, nos dias 29, 30 e 31 de outubro de 2021, com organização e programação a cargo da Academia de Letras de Toledo (ALT), e colaboração da Associação das Academias de Letras, Ciências e Artes do Paraná (ALCA). A coordenação será da presidente de ambas as entidades, escritora e poetisa Lucrecia Welter Ribeiro, e o evento contará com quatro importantes palestras, abordando temas da literatura paranaense, brasileira e mundial.

O encontro, segundo Lucrecia, deverá reunir mais de uma centena de convidados, entre dirigentes, escritores, poetas, literatos e professores de delegações de dezenas de academias de letras e instituições literárias de diversas regiões do Estado, todas convidadas formalmente a participar do encontro.

O patrocínio oficial será do Governo Federal, através do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Lei Federal de Incentivo à Cultura e as empresas Prati-Donaduzzi e Centralpack Embalagens, além do apoio e/ou colaboração das Secretarias de Estado e Municipal da Cultura, veículos e profissionais de comunicação social, instituições, entidades e agentes culturais locais e regionais.

A 1ª palestra terá como tema “Dom Quixote: o duelo entre literatura e realidade” e será proferida pelo professor e doutor Stefano Buselatto, de maneira online e interativa, diretamente da Itália, no dia 30 de outubro de 2021, sábado, às 08h30. “Dom Quixote”, de autoria de Miguel de Cervantes, como se sabe, representa obra-prima da literatura mundial que, mais do que qualquer outra, coloca no próprio centro do tema a relação entre realidade e ilusão.

Conforme o palestrante, essa relação que, representada através do personagem do célebre “Cavaleiro Errante”, sob a luz do cômico, mostra simultaneamente as próprias sombras trágicas, revelando, assim, uma complexidade insuspeitada.

Segundo ele, a partir da análise da obra e das estratégias narrativas do autor, é possível mostrar o deslocamento contínuo das fronteiras entre o objetivo e o subjetivo, literatura e metaliteratura, ficção e concretude, que se torna convite para repensar as distinções consideradas evidentes e propostas ao leitor para sair da literatura carregando um patrimônio de liberdade e consciência. Em sua opinião, essa é a dádiva profunda que a obra cervantiana é capaz de oferecer a cada um dos seus leitores.

O palestrante Stefano Busellato obteve láurea em Filosofia junto à Universidade de Pisa, especialização em Ciências da Cultura junto à Alta Escola de Estudos de Modena e título de Doutor em História da Filosofia junto à Universidade de Macerata. Ele lecionou nas Universidades de Pisa, Siena, Macerata, Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a nível de graduação e pós-graduação.

Atualmente é professor visitante da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), de Foz do Iguaçu, onde leciona Filosofia da Linguagem e Filosofia da Literatura. Stefano é autor de diversos livros, principalmente sobre a filosofia alemã do século XIX e o pensamento grego, além de uma variedade de artigos publicados em revistas especializadas italianas, francesas e brasileiras.

É membro do Grupo de Estudos Nietzsche, da USP; Seminário Permanente Nietzscheano, da Itália; e Centre de Recherches Italiennes, de Paris. É também autor de duas coleções de poesias “Tutto è bene quel che finisce”, de 2004; e “Chi non muore”, de 2012 e de uma terceira em via de publicação.

Foi o primeiro tradutor italiano da obra poética de Dieter Schelesak “Settanta volte sete”, em 2006 e de dois volumes de poesia do presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Marco Lucchesi, “Vicino alla distanza e Mal d’amore”, em 2021. Além disso, é barítono especializado no repertório clássico da música de câmara alemã. É autor do libreto da ópera Giordano Bruno, do compositor italiano Francesco Filidei, de 2015, e atualmente está escrevendo, com o mesmo compositor, o libreto da ópera “O nome da Rosa”, que será apresentada em 2025, no Teatro Della Scala di Milano, na Itália, conforme informou o palestrante.

Fonte: Luiz Alberto M. da Costa

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real