Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Encontro entre Prefeitura e representantes estaduais busca incentivo para empreendedores

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Ampliar os negócios e a geração de emprego e renda. Com este intuito, a Prefeitura de Toledo promoveu um encontro com a Fomento Paraná e a Investe Paraná para deliberar assuntos relacionados à ampliação das ações de incentivo ao empreendedorismo. A reunião com representantes do Governo Municipal e Estadual aconteceu nesta quinta-feira (06), na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito.

A comitiva estadual foi informada pelo prefeito Beto Lunitti sobre diversas ações em prol do desenvolvimento econômico realizadas pela administração municipal. “Desde o início da nossa gestão temos proporcionado discussões com o objetivo de melhorar as condições para os empreendedores. Também queremos oferecer cenários favoráveis para o empreendedorismo e a geração de emprego e renda, bem como incentivo aos pequenos e micro empresários”. Lunitti ainda falou sobre a reestruturação da Funtec que deve retomar seu caráter de incentivo às novas tecnologias.

A visita a Toledo, de acordo com a assessora de Relações Institucionais da Fomento Paraná, Emília Belinatti, foi uma decisão do atual presidente da entidade, Heraldo das Neves, com a intenção de aproximar à instituição dos gestores municipais, bem como trazer também ao conhecimento dos prefeitos o trabalho da Invest Paraná, instrumento de apoio a empresas locais e novos investimentos e que atua como elo entre governo e iniciativa privada, auxiliando no levantamento de dados, fornecimento de informações e tomada de decisões estratégicas. 

De acordo com o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, em 2019 a agência de desenvolvimento captou aproximadamente R$ 30 bilhões em investimentos no Paraná. “Em 2020, devido à pandemia, estes números caíram, porém estamos retomando o crescimento e somente nestas semanas foram anunciados investimentos privados na ordem de R$ 3,2 bilhões no Paraná”. Bekin ainda acrescentou que Toledo tem muito potencial, é uma cidade bonita, bem cuidada. “O prefeito também tem clareza no posicionamento, isso é importante. A melhor resposta sempre é o sim, a segunda é o não, desde que informado de forma ágil”, comentou.

Já o presidente da Fomento Paraná destacou a reativação da parceria com Toledo, a partir da disponibilidade de servidores municipais que foram treinados para serem agentes de intermediação e orientação sobre acesso aos créditos. “Queremos reposicionar a Fomento. Direcionar melhor os créditos, entregar nossos serviços de forma mais rápida e tentar baixar as taxas de juros. Teremos novidades em relação às linhas de crédito e a razão da nossa existência é oferecer melhores condições que os bancos comerciais. A nossa estada aqui também é uma forma de agradecer a retomada das nosso contato e parceria”, frisou.

Quem também acompanhou a visita foi o secretário de Estado da Administração e da Previdência Marcel Micheletto que destacou a sinergia entre o governo estadual e os municípios. “É uma alegria estar aqui e fazer tratativas e parcerias com os municípios, visando essa retomada da economia. O Governo do Paraná é sensível e entende que é preciso oportunizar avanços para os empreendedores. Temos feito o possível para ser essa ponte entre os municípios e o estado”, disse. 

Diante do que foi apresentado pelos representantes do estado, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Diego Bonaldo, apontou alguns projetos que vão ao encontro destas parcerias. “Temos a intenção de fomentar ações em prol da autonomia das mulheres, para que elas possam empreender, que os jovens tenham oportunidade”. Lunitti reforçou que o momento tem que ser encarado de forma bastante efetiva. “Vamos aproveitar tudo que a Fomento e a Invest Paraná tem a oferecer”, concluiu.

Como contratar 

Nos próximos dias a Prefeitura irá definir como os munícipes poderão acessar os serviços da Fomento Paraná. “Nós temos três pessoas treinadas nas Secretarias de Juventude e de Políticas para Mulheres e que em breve estarão com acesso e treinamento para esta função. Temos também a possibilidade de oferecer este serviço junto à Sala do Empreendedor. Quando todos estes detalhes estiverem alinhados, colocaremos mais esta ferramenta à disposição dos empreendedores no município”, explicou o secretário do Desenvolvimento Econômico Diego Bonaldo.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2807 – 29/01/2026

Cotações em tempo real