Começou nesta quinta-feira (2), em Curitiba, a Semana Integrada de Enfermagem do Paraná 2019. No dia 12 de maio é comemorado do Dia Internacional da Enfermagem e o objetivo do evento é promover o debate sobre a contribuição dos profissionais da área para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Este foi o tema da conferência de abertura ministrada pela superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria da Saúde do Paraná, enfermeira Maria Goretti David Lopes. Ela afirmou que os profissionais da área formam a grande força de trabalho do SUS, com mais de dois milhões de trabalhadores.

“A enfermagem atua na linha de frente dos serviços de saúde, está presente em todas as etapas do atendimento ao usuário e em todas as fases da vida dele, desde o acolhimento na unidade, passando por cuidados especializados, controle de medicação e imunização”, disse ela.

CAMPANHA – A Semana Integrada é realizada em parceria pela Secretaria da Saúde do Paraná, Conselho Regional de Enfermagem do Paraná e Associação Brasileira de Enfermagem-Seção Paraná (Aben-PR). No evento foi lançada a campanha Enfermagem na sua Vida, com o objetivo de reafirmar o papel do profissional junto à população. “Somos trabalhadores capacitados e qualificados para o atendimento do usuário”, disse a presidente do Coren-PR, Simone Peruzzo. O Conselho disciplina e fiscaliza o exercício da profissão no Estado e tem hoje 100 mil inscritos no Paraná.

A presidente da Aben-PR, Denise Kletemberg, também destacou a importância do reconhecimento ao profissional. “A enfermagem é responsável por colocar em prática os programas e políticas de saúde pública. A categoria é fundamental no processo de implantação de marcos legais e de diretrizes preconizadas pelo Ministério da Saúde”, disse.

O evento segue até o fim do mês de maio com atividades em todas as regiões do Estado. Na abertura a enfermeira Alice Eugênia Tisserant, que trabalha há 40 anos na Secretaria da Saúde, foi homenageada.


Fonte: AEN