Será sorteado um carro antigo aos expositores. Foto: arquivo

Por Marcos Antonio Santos

Expectativa dos organizadores é reunir cerca de 1.000 automóveis

Neste sábado, 22, comemora-se o dia Mundial do Fusca, um dos carros mais marcantes da história. E com certeza o ‘fusquinha’ será uma das atrações do 3º Encontro de Veículos Antigos, que acontecerá neste domingo, 23, das 8h às 18h, no Parque Ecológico Diva Paim Barth (Lago Municipal). O evento irá reunir um grande número de expositores de diversas cidades da região, e também da Argentina e Paraguai.

Estão confirmados carros fabricados em 1928 até 1998; mais de 70 anos de histórias e lembranças. Carros acima de 30 anos são considerados antigos. O evento está sendo organizado pelo Toledo Automóvel Clube.

Com a expectativa de reunir aproximadamente 1.000 veículos antigos, o encontro promete ser mais uma vez um verdadeiro espetáculo para os apaixonados; relíquias estarão desfilando e expostos nas proximidades do Lago Municipal: Corcel, Mavericks, Opalas, Kombi, Caravan, Passat, DKV, Chevette, Dodge, Landau, Rural, TL, Variantes, caminhonetes Ford e Chevrolet, uma infinidade de Fuscas, entre outros. No ano passado um Ford de 1928, foi uma das atrações do evento.

FESTA – Nelso Bassani, um dos membros do Toledo Automóvel Clube (Antigomobilismo) menciona as novidades deste ano. “A expectativa é da participação de mais de mil veículos antigos, teremos som musical, sorteio de brindes para as mulheres que acompanharem os proprietários de carros antigos e o sorteio de um carro antigo aos expositores. Temos a confirmação de pessoas das cidades da região, de outras regiões do Paraná.  De outros Estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e ainda da Argentina e Paraguai, que estarão em Toledo a partir desta sexta-feira. Já temos muitas reservas em hotéis para o sábado”.

Neste sábado, 22, comemora-se o dia Mundial do Fusca. Foto/arquivo

Ele disse que a marca do veículo a ser sorteado, os organizadores estão mantendo em segredo, mas no dia todos vão ver qual será o carro. Outra novidade neste ano será a presença da Cooperativa de Artesãos de Toledo (Cooarte), que estará com um estande comercializando os produtos confeccionados pelas cooperadas.  

Bassani lembra que nos últimos doze meses o grupo Toledo Automóvel Clube esteve participando de encontros em mais de 25 cidades e esse pessoal irá retribuir as visitas neste domingo. “A divulgação está sendo muito grande e as confirmações de presenças acontecem diariamente e isto nos faz ter a ótima expectativa de veículos e público. Desde o início trabalhamos para que um dia o Encontro de Veículos Antigos em Toledo se tornasse o maior do interior do Paraná, e, isto, está prestes a se tornar realidade. Agradecemos a todos os envolvidos neste evento, em especial aos patrocinadores e apoiadores.  A imprensa que nos tem dado todo o apoio. Ao poder público, aos expositores e a população em geral.

Segundo Bassani, o Encontro de Veículos Antigos, que faz parte do Calendário Oficial dos Eventos do Município de Toledo é responsável por colaborar muito a fazer girar a economia do município.  “Peças, oficinas, borracharias, mão de obra, despachantes, postos de combustível, restaurantes, hotéis e comércio. Com apoio de todos estamos fazendo com que Toledo seja conhecida também como a cidade do Encontro de Carros Antigos”.

FUSCA – Bassani, que já está com o seu Fusca, 1970, pronto para mais um encontro, disse que tem o seu carro há 13 anos, que hoje é uma paixão, e o modelo sempre esteve presente na sua vida. “O carro sempre esteve comigo, no trabalho e na família. Quando trabalhava; tinha um Fusca, namorei e casei; tinha um Fusca. Quando nasceu meu terceiro filho, quase que ele nasceu dentro do Fusca”, recorda.

O Toledo Automóvel Clube proibi som automotivo, borrachão e escapamento aberto.  Ingresso expositores a R$ 20,00 mais 2 quilos de alimento não perecível. O almoço será servido no Shopping Panambi.