Programa intensivo do Sebrae/PR foi aplicado pela primeira vez para startups no interior do Estado
Focado em impulsionar o cenário empreendedor da região, Cascavel recebeu a primeira edição do Empretec Startup. Realizado pela primeira vez no interior, o Programa reuniu jovens empreendedores com o objetivo de transformar ideias em negócios inovadores, numa região tradicionalmente conhecida pela força do agronegócio e a pujança da indústria. A iniciativa coloca o Oeste do Paraná em evidência, mostrando que o ecossistema local está pronto para abraçar o futuro com projetos disruptivos e sustentáveis.
Durante cinco dias de imersão, os participantes – em sua maioria jovens empreendedores de startups e gestores de ambientes de inovação – foram desafiados a aplicar mais de 30 comportamentos essenciais para o sucesso empresarial. Com uma abordagem focada na transformação comportamental, o Empretec Startup foi além de capacitação técnica, preparando os participantes para enfrentar desafios e liderar com excelência em um mercado cada vez mais competitivo.
O programa encerrou com a apresentação dos pitches para a banca avaliadora que incluiu nomes como a shark Cláudia Rosa, uma das principais investidoras-anjo do Brasil e membro da banca do programa Shark Tank Brasil, e Jadson Siqueira, presidente do ecossistema regional Iguassu Valley. Os participantes ainda foram avaliados pela coordenadora-executiva da edição de 2024 do Summit Iguassu Valley Latinoamérica, Taiuska Villa Lima, e pelo analista de investimentos Nicholas Reade.
Segundo Cláudia Rosa, os empreendedores mostraram boas ideias, além de execução e visão. Ela ainda destaca a importância do Empretec como ferramenta transformadora.
“Já esperava que eles viessem preparados, mas fui surpreendida pela qualidade das ideias, estruturação e pela capacidade de execução. O Empretec já é uma marca de sucesso e, agora, com o Empretec Startup, vamos muito além e agradeço o convite do Sebrae. As startups que conheci aqui foram fantásticas. Ações como esta mudam vidas e sonhos, pois sabemos que muitas startups que hoje são unicórnios começaram com um pitch simples”, disse.
Para Marcos Ambrósio, consultor do Sebrae/PR, a realização do seminário Empretec com foco em startups é um marco. Segundo ele, este primeiro grupo de participantes representa uma nova geração de líderes, preparados para não só criar startups para si, mas também construir um ambiente colaborativo que atraia mais investimentos, talentos e oportunidades para a região.
“Vencemos um grande desafio. Podemos dizer que o Empretec Startup é a peça que faltava para impulsionar o desenvolvimento de um ecossistema robusto de startups no Oeste do Paraná. Agora é hora de construir em cima dessa fundação sólida que estamos criando, buscando uma governança para que este time possa se reunir frequentemente e somar esforços dentro dessas atividades, com uma jornada compartilhada, além de buscar novas turmas com participantes dos 67 municípios da região”, projeta.
Foram apresentados quatro pitches: o grupo de WhatsApp Meu protocolo capilar; a Hubens, uma solução de gestão de benefícios corporativos para o RH; a Mentor4, uma comunidade colaborativa de mentoria para empreendedores e a SportBooker, uma ferramenta que coloca o esporte como protagonista para conectar pessoas para atividades físicas em espaços vagos de arenas esportivas. Todas as startups foram desenvolvidas durante a imersão. Os times receberam troféus de classificação, ficando a plataforma SportBooker na primeira colocação.
Transformação e aprendizado
Além da imersão intensa no ecossistema de inovação, os participantes do Empretec Startup saíram com uma nova visão sobre suas capacidades, negócios e comportamentos. A experiência proporcionou mudanças significativas, tanto no campo profissional quanto pessoal, e reforçou a importância de autoconhecimento e liderança para o sucesso de suas startups.
É o que garante o participante Gabriel Sorbara Kruger, sócio da Santè Sistemas, que foi eleita este ano como uma das 10 startups mais promissoras pelo Sebrae do Paraná.
“Vim em busca de novos conhecimentos para me tornar um empresário melhor, saber gerir minha startup e as pessoas ao meu redor de uma forma mais eficaz. Consegui isso e muito mais”, relata.
Ao identificar comportamentos que interferem no crescimento, Marcelo Yukio Outa, fundador da FaturÁgil, viu no Empretec uma oportunidade para entender melhor sua liderança.
“Volto para a minha empresa com a sensação de conseguir alcançar objetivos e ter muito mais resultado, justamente por identificar onde estão ocorrendo falhas de comportamento, que podem facilmente ser corrigidas”, explica.
Mircea Laís Vessaro da Silva, que está na fase de ideação de sua startup, também decidiu participar do Seminário e, de acordo com ela, o Empretec foi um ponto de virada.
“Quando descobri o seminário, estava tirando a ideia do papel e, desde então, entrei em uma esteira de mentorias que me ajudou muito a me preparar. Durante o evento, entendi a necessidade de reavaliar metas e comportamentos e aprendi a importância de definir metas mais claras e aplicáveis, utilizando o método SMART”, reforça.
A fundadora da DemethraApp, Anabela Pizzato, buscou aprimorar sua gestão e a forma de lidar com adversidades. O seminário a ajudou a alavancar sua startup voltada ao agronegócio, trazendo aprendizados que agora serão colocados em prática.
“O que muda é o meu comportamento no mercado, a forma como lido com os desafios e como aplico esse conhecimento para ganhar mais clientes e melhorar minha posição no agrossistema”, conclui.
Sobre o Empretec
O Empretec é o principal programa de formação de empreendedores do mundo, um seminário intensivo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), promovido em 40 países e exclusivo do Sebrae no Brasil.
Em 2023, o seminário completou 30 anos no País, somando a capacitação de 300 mil pessoas em todo o Brasil. Atualmente, além da versão tradicional, foram lançados modelos customizados como o Empretec Rural, Empretec Startup e Empretec Arena.
Fonte: Agência Sebrae Notícias