Isabella Fracesquini Slompo. Foto: Divulgação

Levantamento foi realizado pela Amcham Curitiba

As expectativas para 2021 são positivas por conta da esperança pelos resultados de imunização da população contra a covid-19. No mercado, essa expectativa também é alta. Sondagem realizada em dezembro pela Amcham Curitiba (Câmara Americana de Comércio), com 29 líderes paranaenses de diversos segmentos, demonstra que 93,11% (29) deles estão otimistas com o mercado e a economia para 2021. Já 6,89% (2) dos entrevistados estão esperançosos, mas cautelosos. Não houve respostas negativas sobre as expectativas para o próximo ano.

‘‘É notável o esforço da economia para que definitivamente aconteça a retomada do crescimento perante o ano vivido em 2020. O otimismo dos empresários é um reflexo deste esforço que as empresas têm feito para manter seus serviços e produtos’’, diz a coordenadora regional da Amcham Curitiba, Isabella Fracesquini Slompo.

A instituição também questionou os empresários sobre os fatores que mais vão impactar seus negócios em 2021. Doze deles responderam ao questionamento. As questões ligadas à pandemia ainda estão como as mais relevantes (75%). Em seguida vem a desvalorização do real frente ao dólar (66%); desemprego (50%); desenvolvimento efetivo (41,66%); segurança jurídica (33,33%); e reforma fiscal (25%). 

Sobre a Amcham Curitiba
A Amcham Curitiba (Câmara Americana de Comércio) faz parte de uma das maiores associações de empresas do Brasil, com 15 filiais em todo o país e mais de 5,2 mil empresas associadas. O objetivo da Amcham é criar um ambiente favorável de negócios por meio de boas práticas de mercado, capacitação profissional e cidadania empresarial. A instituição visa facilitar relações empresariais, gerar negócios, ser ponte no relacionamento governamental e internacional, além de prover conteúdos que amplificam o conhecimento de seus associados. Em 2020, a Amcham Curitiba completou 20 anos no Paraná e reúne hoje mais de 300 empresas associadas.