Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Empresa financiada pelo MCTI desenvolve spray anti-Covid à base de nióbio

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A Nanonib, que recebeu aporte da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), apresentou o Innib 41 para representantes do ministério em Brasília

Uma startup de Belo Horizonte esteve no MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações em Brasília nesta quinta-feira (14) para apresentar um produto desenvolvido à base de nióbio que pode proteger por até 24 horas as mãos contra o vírus causador da Covid-19. A Nanonib é uma empresa criada dentro da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e há 16 anos estuda a aplicação do mineral abundante do Brasil. A startup já é monitorada pela Secretaria de Estruturas Financeiras e de Projetos (SEFIP) do MCTI e desenvolveu o spray anti-Covid com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública vinculada ao ministério.O produto chamado de Innib 41 está na 4ª rodada de debates para a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O secretário de Pesquisa e Formação Cientifica (SEPEF), Marcelo Morales, representou o ministro astronauta Marcos Pontes no encontro e destacou que o ministério tem um longo relacionamento com a ANVISA, por conta das aprovações para as vacinas nacionais em desenvolvimento com apoio da RedeVírus MCTI. Morales destacou que a pasta está “disponível para ajudar a empresa neste relacionamento”.

Além do spray que protege a mão do vírus que causa a Covid, a empresa mineira desenvolve outros produtos à base de nióbio. Entre estes produtos está uma pasta de dente eficaz no clareamento dental e no combate às cáries. Além disso, a Nanonib desenvolveu um gel que combate inflamações de pele desde as mais simples até mais complexas. Fora da saúde, a empresa desenvolve um produto para o combate de fungos em plantações de soja que pode ser primordial para o agronegócio no país. O produto à base de nióbio não é tóxico, como os tradicionais agroquímicos utilizados hoje no país.

Nióbio

O nióbio é um mineral difícil de ser encontrado no mundo, mas abundante no Brasil que é responsável por 95% das reservas no planeta. O país integra uma corrida mundial para agregar valor ao mineral que poder ser estratégico para o governo. O presidente Jair Bolsonaro participou recentemente da abertura da 1ª Feira Nacional do Nióbio, em Campinas (SP). O ministro Marcos Pontes recebeu o presidente no evento que aconteceu no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social vinculada ao MCTI. Na ocasião, o presidente Jair Bolsonaro destacou a importância do mineral para o país. “Isso que o governo está investindo agora, o nióbio, é o futuro. O Brasil não pode mais ficar apenas sendo um país dependente de commodities”.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2804 – 24/01/2026

Cotações em tempo real