Da Redação
Gelir Giombelli expressa seu agradecimento especial à equipe da Gazeta de Toledo
A força do empreendedorismo feminino no Paraná foi reconhecida na noite da quarta-feira 20, durante a cerimônia estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN), realizada na sede do Sebrae/PR, em Curitiba. Ao todo, 15 empreendedoras foram reconhecidas em cinco categorias: Negócios Internacionais, Produtora Rural, Ciência e Tecnologia, Microempreendedora Individual (MEI) e Pequenos Negócios.
Cada uma das categorias premiou três empreendedoras finalistas. O Paraná foi o estado com o segundo maior número de inscrições em todo o Brasil, atrás apenas de São Paulo. O resultado reflete a relevância e o crescimento da presença feminina no cenário empreendedor paranaense.
GELIR – Prestes a completar 60 anos, a produtora rural Gelir Maria Giombelli, da Linha Catuaí, em Toledo, celebra uma trajetória de vida dedicada ao campo com a conquista do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025, na categoria Produtora Rural.
Vinda de uma família ligada ao cultivo de grãos, Gelir seguiu por outro caminho e, ao lado da mãe, passou 20 anos trabalhando na produção de leite. “Arrendei parte das terras do meu pai e, em conjunto com minha mãe, fomos entendendo as possibilidades que o leite poderia nos dar. Dediquei-me à produção de queijos, precisei me reinventar quando enfrentei problemas familiares e me vi com a responsabilidade de criar meus filhos. Foi então que busquei aperfeiçoamento e novas possibilidades”, recorda.
Em entrevista à Gazeta de Toledo, Gelir disse que esse prêmio representa cada madrugada acordando cedo. “Compartilho com todos a alegria imensa que estou vivendo depois de receber o 1º lugar na categoria Produtora Rural do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Foi uma experiência única participar dessa premiação, poder contar a minha história e ver tudo o que construí sendo reconhecido dessa forma. Esse prêmio representa cada madrugada acordando cedo, cada queijo feito com tanto cuidado, e também todas as dificuldades que se transformaram em força para continuar. Esse prêmio não é só meu, mas é da minha família, de todos que me apoiaram e acreditaram no meu trabalho, e das todas as mulheres do campo”, enfatiza.
E ela agradece, de forma especial, à equipe da Gazeta de Toledo. “Quero agradecer de coração à equipe da Gazeta, que me ajudou na gravação do vídeo de inscrição, e à Mari, que sempre abriu as portas e concedeu espaço para divulgar o trabalho da Queijaria Vila Belli. Sem esse apoio, talvez nossa história não tivesse chegado tão longe.
Ganhar esse prêmio é uma honra enorme e um incentivo ainda maior para seguir inovando, preservando a tradição da minha mãe na fabricação de queijos e levando os produtos da Queijaria Vila Belli para cada vez mais pessoas” menciona Gelir Maria Giombelli.
SEBRAE – O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, destacou que cada empreendedora presente no evento carrega um exemplo que incentiva outras pessoas a acreditarem no empreendedorismo como força transformadora. “As mulheres fazem a diferença, contribuem para que os ambientes de negócios sejam cada vez mais inclusivos e humanos. Este prêmio é mais do que um reconhecimento individual; é um movimento coletivo em prol da equidade e da inovação. O futuro dos negócios tem voz, rosto e coração feminino”, enfatizou Tioqueta.

IGUALITÁRIO – O vice-governador do Paraná, Darci Piana, evidenciou que reconhecer e celebrar o empreendedorismo feminino é justo e necessário, e que a premiação entregue pelo Sebrae/PR simboliza mais do que mérito individual.”Quando mulheres empreendem com confiança, ajudam a consolidar um ambiente empresarial mais igualitário. Essa iniciativa do Sebrae reflete essa visão, e o Governo do Paraná incentiva essa força por meio de programas como o Banco da Mulher Paranaense, inclusive criamos uma secretaria dedicada às mulheres”, disse Piana.
Resultado:
Pequenos negócios
1º lugar: Patricia do Rocio Baudy – Curitiba
2º lugar: Tatiana Perim – Morretes
3º lugar: Gabrielle Gasparin – Colombo
Produtora rural
1º lugar: Gelir Maria Giombelli – Toledo
2º lugar: Clotilde Zai – Colombo
3º lugar: Claudia Adão – Faxinal
Microempreendedora Individual
1º lugar: Bruna Louise Schroeder Martins – Campo Largo
2º lugar: Josiane dos Santos da Silva Simonett – Pontal do Paraná
3º lugar: Edicléia Fátima da Silva – Ampére
Ciência e tecnologia
1º lugar: Ana Paula Murakawa – Londrina
2º lugar: Rosangela Stum Nonemacher – Dois Vizinhos
3º lugar: Fabiana Muranaka do Bomfim e Araujo – Curitiba
Negócios internacionais
1º lugar: Lia Rosa Barros – Curitiba
2º lugar: Kathlyn Vieira Barbosa – São José dos Pinhais
3º lugar: Natalia Bertol Michelin – Francisco Beltrão

Sobre o Prêmio
Promovido pelo Sebrae desde 2004, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios reconhece iniciativas que transformam realidades locais, valorizam a inovação e incentivam a autonomia econômica de mulheres em diferentes setores. O PSMN já inspirou milhares de empreendedoras brasileiras e contribuiu para o fortalecimento do papel da mulher no desenvolvimento econômico e social.
O reconhecimento é dividido em três etapas: estadual, regional e nacional. Na fase inicial, são selecionadas até cinco candidatas por estado e pelo Distrito Federal, sendo uma representante de cada categoria. As vencedoras avançam para a etapa regional, de caráter eliminatório, na qual são escolhidas as melhores de cada uma das cinco regiões do país (Sul, Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste). Cada região indica uma candidata por categoria para a fase nacional, reunindo até 25 finalistas na grande decisão.
Fonte: Sebrae