Embrapa aposta na exportação do pescado
A Embrapa Pesca e Aquicultura acaba de lançar uma iniciativa voltada a profissionalização da aquicultura brasileira. O curso “Aquicultura Competitiva e Mercado Externo” é o primeiro de uma série de aprendizados que fazem parte do Aquacompet, que busca preparar produtores, técnicos e extensionistas para atuar com mais eficiência e conquistas mercados internacionais.
Os cursos serão oferecidos pela plataforma e-Campo da Embrapa. O primeiro curso já está disponível, e as próximas etapas serão divulgadas até dezembro deste ano. Segundo Renata Melon, veterinária e responsável pelo projeto, o conteúdo inicial aborda os fundamentos da competitividade, a importância dos arranjos produtivos e os principais conceitos do mercado global de pescado. As próximas formações detalharão protocolos de exportação, autocontrole, conformidade sanitária e estratégias para acessar nichos mais exigentes e rentáveis.
“O Brasil possui uma legislação sanitária moderna, reconhecida internacionalmente”, destaca ela. “A aquicultura brasileira precisa encontrar formas de se qualificar e se posicionar como fornecedora de um produto competitivo no mercado global, como acontece com as demais proteínas que nosso país exporta”.
Renata também reforça que o setor aquícola brasileiro pode aprender com exemplos bem-sucedidos de outras cadeias produtivas, como as de bovinos, suínos e aves, que se estruturaram com apoio à profissionalização, acesso ao crédito e organização em clusters.
Embrapa dá um passo importante para fortalecer à aquicultura
Este primeiro curso que faz parte do projeto Aquacompet, é uma oportunidade estratégica para quem deseja não apenas expandir suas exportações, mas também reposicionar a aquicultura brasileira em patamares mais elevados de excelência e competitividade. A qualificação de profissionais, indústrias e produtores é essencial para elevar ainda mais o potencial aquícola. Além disso, a iniciativa contribui para o desenvolvimento sustentável, com impactos diretos na geração de emprego e renda.
Para se inscrever, acesse: AQUACOMPETE 1 | Embrapa AVA
Fonte: Aquaculture Brasil