Considerando a grande produção de leite e queijo na Região Sudoeste do Paraná, o desenvolvimento tecnológico é de fundamental importância. Conhecer os aspectos teóricos da arte de fazer queijos é essencial para a melhoria da qualidade, produtividade e resolução de problemas na prática do dia-a-dia.  Neste contexto, o Instituto Emater, juntamente com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Francisco Beltrão; o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Unidade Pato Branco; e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste),  publicaram um material técnico sobre a produção de queijos artesanais. 

O livro intitulado “Segurança Alimentar na Produção de Queijo Colonial Artesanal” destina-se a todos que estudam ou trabalham na área ou simplesmente são amantes dos queijos. Juntamente com a publicação do material técnico, a segurança alimentar na produção do queijo colonial artesanal é o foco principal do curso gratuito que está sendo ofertado pela UTFPR de Francisco Beltrão em parceria com a Emater e demais instituições. 

O curso é composto por 14 módulos e acontece todas as sextas-feiras úteis de 5 de abril a 26 de julho de 2019, na nova sede da Cresol em Francisco Beltrão. Cada módulo aborda um capítulo do livro: sanidade do rebanho; obtenção higiênica do leite; boas práticas de fabricação; higiene e sanitização para agroindústrias; tecnologia de fabricação de queijos; microbiota do leite cru; maturação e legislação brasileira de queijos artesanais; indicação geográfica; valorização do queijo colonial; qualidade nutricional e sensorial; importância do “saber-fazer”; gestão da qualidade na agroindústria; aproveitamento do soro de leite; embalagem e rotulagem para queijos artesanais.

Marcelo Barba Bellettini, extensionista do Instituto Emater de Francisco Beltrão explica que o livro e o curso têm como objetivo auxiliar nos treinamentos e projetos técnicos no dia a dia dos técnicos de campo, e ser fonte de consulta para os produtores e demais interessados. “Esperamos que esse trabalho contribua ainda mais para o desenvolvimento queijeiro da região”, afirma o extensionista.

O material encontra-se disponível no Instituto Emater da Unidade Regional de Francisco Beltrão, no Campus de Francisco Beltrão da UTFPR, na Unidade Regional de Pato Branco do MAPA e pode também ser solicitado pelo e-mail mbellettini@emater.pr.gov.br

O contato para obter mais informações ou realizar inscrições para o curso pode ser feito pelo telefone (46) 3520-2656 ou pelo e-mail leite.fb@utfpr.edu.br