Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Em tramitação na Câmara, projeto autoriza licença para viagem internacional do prefeito Mario Costenaro

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Michelly Domiciano

A Câmara de Toledo realizou nessa segunda-feira, dia 15 de setembro, sua 31ª Sessão Ordinária. Sete projetos foram apresentados. Três textos são de autoria do Poder Executivo e os outros quatro foram elaborados por parlamentares. As propostas foram encaminhadas para as Comissões Permanentes – exceto o Projeto de Lei n° 172/2025, que será analisado por Comissão Especial

Licença e viagem ao exterior do prefeito Mario Costenaro

De autoria da Mesa Diretora, o Projeto de Resolução nº 35/2025 “autoriza o prefeito a licenciar-se do cargo e ausentar-se do país”, entre os dias 6 e 18 de novembro de 2025. Segundo a Lei Orgânica, o prefeito pode solicitar a licença para sair do país por período superior a dez dias – desde que autorizado pela Câmara. A Missão Técnica Internacional compreenderá encontros e debates em Frankfurt (Alemanha) e Helsinque (Finlândia). A viagem será realizada em conjunto com prefeitos de outros municípios e integrantes da CACIOPAR, do Parque Tecnológico Itaipu e demais autoridades estaduais e regionais.

Segundo o ofício à Câmara, a missão oficial de Mario Costenaro é “organizada em parceria pelo SEBRAE Paraná e pela Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), com apoio do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD-OESTE-PR)”. A viagem tem por objetivo geral “promover o intercâmbio de conhecimentos, boas práticas de gestão pública e inovação em políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável, meio ambiente, energias renováveis, educação e tecnologias aplicadas à administração municipal”

Proibição da divulgação e promoção de sexualização infantil

De autoria da vereadora Professora Marli (MDB), o Projeto de Lei n° 172/2025 “Proíbe a produção, divulgação e promoção de conteúdos que caracterizem a sexualização ou adultização de crianças e adolescentes no Município de Toledo”. Fica vedada a produção, veiculação, divulgação ou exibição de conteúdos (presenciais ou digitais) que promovam, incentivem ou apresentem elementos de sexualização ou adultização de crianças e adolescentes, aponta a proposição da vereadora.

A proponente estabelece como sexualização “a exposição de crianças ou adolescentes a imagens, sons, coreografias, textos ou encenações que explorem sua sexualidade de forma inadequada ou precoce”, prevendo como adultização a “ação ou efeito de adultizar, tornar adulto, adotar comportamentos típicos da vida adulta ou de ser tratado como um adulto; normalmente aplicado a crianças e adolescentes cujas etapas naturais de desenvolvimento tenham sido antecipadas precocemente”. A proposição é dirigida “aos produtores de conteúdo domiciliados ou estabelecidos no Município de Toledo”; a “eventos presenciais realizados no Município” e a “conteúdos digitais produzidos no Município, ainda que distribuídos por plataformas sediadas fora dele”. Será criada Comissão Especial para análise do projeto.

No âmbito de datas comemorativas, o Projeto de Lei nº 173/2025, dos vereadores Gabriel Baierle (União Brasil), Roberto de Souza (PT), Sergio Japonês (PL) e Valdir Gomes (União Brasil), “institui o Dia Municipal do Feirante”, anualmente, no 15 de agosto; enquanto o Projeto de Lei nº 174/2025, dos vereadores Genivaldo Jesus (PSD) e Bruno Radunz (Republicanos), “institui o Dia Municipal dos Corredores de Rua”, a ser comemorado no último sábado de abril.

Poder Executivo envia três proposições

O Poder Executivo enviou o Projeto de Lei nº 170/2025, que “altera a legislação que dispõe sobre reestruturação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher”. De forma prática, o texto atualiza os nomes da Secretaria da Mulher e da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (em razão das mudanças ocasionadas pela Lei n° 2.902/2025)

A Prefeitura também enviou o Projeto de Lei nº 171/2025, que “procede à desafetação e autoriza a transferência aos respectivos possuidores, a justo título, de imóveis destinados pelo Município de Toledo à implementação de metas da política de habitação popular” (confira a lista no link) e o Projeto de Lei nº 175/2025, que “autoriza o Executivo municipal a abrir créditos adicionais suplementar e especial no orçamento-programa do Município de Toledo”, sendo crédito adicional suplementar de R$ 788.215,87 e crédito adicional especial no valor de R$ 45 mil.

Recursos

A pauta inclui ainda dois recursos quanto a decisões do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar-CEDP. O Recurso nº 8/2025, de Chumbinho Silva (PP), “contesta decisão de anulação do sorteio realizado na 5ª reunião do CEDP” que incluiu o vereador Bruno Radunz como titular. Já o Recurso nº 9/2025, dos vereadores Dudu Barbosa e Valdomiro Bozó, contesta decisão do CEDP que acolheu denúncia da Notícia nº 02/2025 na Representação nº 01, com interposição de recurso ao Plenário.

Fonte: Departamento de Comunicação/Câmara de Vereadores

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2793 – 25/09/2025

Cotações em tempo real