Foto: Divulgação/Secom

As 127 famílias beneficiadas com a primeira parcela do ‘Renda Cidadã’ começam a receber o recurso financeiro na próxima quinta-feira (27). O auxílio emergencial, que será pago durante quatro meses, é de R$ 300,00 e o empenho autorizando o repasse foi assinado na terça-feira (25). O objetivo do programa implantado pela Prefeitura de Toledo é minimizar o impacto financeiro da pandemia de Covid-19 para as pessoas em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com o prefeito Beto Lunitti, o aporte foi discutido nos setores competentes da administração pública. “As pessoas precisam de apoio e um olhar do poder público. São famílias que já estavam em situação de dificuldade e a situação se agravou com a chegada do coronavírus ao ponto de não terem recursos para sua a alimentação, segundo o que nos foi apontado pela SMAS”, comentou. 

O critério de acesso ao Programa Renda Cidadã é tratar-se de famílias em situação de extrema pobreza, que integrem o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e que não sejam beneficiárias do Programa Bolsa Família. A necessidade de apoio a essa população foi detectada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS) devido ao aumento da procura por auxílio com alimentação nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

A relação das famílias atendidas com o benefício está disponível no site da Prefeitura de Toledo, no link Assistência Social. Vale ressaltar que no documento disponibilizado por esse link, constam 158 nomes, mas por motivos específicos, como dados cadastrais desatualizados, apenas 127 famílias receberão o benefício neste primeiro momento. O empenho que autoriza o pagamento foi assinado pelo prefeito Beto Lunitti, na terça-feira (25), em reunião com a secretária em exercício da SMAS Rosiany Favareto.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação