Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Em Toledo, Guarda Municipal e Polícia Militar realizam ação educativa com alunos da Anita Garibaldi

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Wanderson Schumacher

Atividade no Centro de Eventos Ismael Sperafico marcou o Mês das Crianças com demonstrações e interação entre forças de segurança e estudantes

A turma do 5º B da Escola Municipal Anita Garibaldi participou, nesta quinta-feira (9), de uma ação conjunta entre a Guarda Municipal (vinculada à Secretaria de Segurança e Trânsito) e o 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sediado em Toledo, no Centro de Eventos Ismael Sperafico. A atividade, alusiva ao Mês das Crianças, incluiu apresentações de equipamentos de uso policial, armamentos, munições, escudos, sprays de pimenta e de gengibre, além dos cães e viaturas das corporações.

Foto: Wanderson Schumacher

Os estudantes conheceram os dispositivos internos das viaturas, como sirenes, luzes e radiocomunicadores, e puderam andar nos veículos. A equipe do EducaTrânsito apresentou de forma lúdica o uso seguro das vias, com o tabuleiro gigante do programa. As crianças também participaram de brincadeiras, como o cabo de guerra puxando as viaturas.

O guarda municipal Marcelo Mioranza destacou que o objetivo da ação é aproximar as corporações das crianças. “Trouxemos elas para tirar aquele estigma que têm sobre as forças de segurança. Assim, tendo as crianças cada vez mais perto de nós, mostrando nossos equipamentos, nossas viaturas e materiais do dia a dia, reforçamos que estamos aqui para ajudar e não para atrapalhar. Esse entendimento começa desde pequeno, de forma que cresçam entendendo que Guarda Municipal e Polícia Militar estão aqui para proteger, sem medo”, ressaltou.

Foto: Wanderson Schumacher

De acordo com o segundo-tenente da Polícia Militar, Samuel Máximo dos Santos, a iniciativa reforça o trabalho de integração entre instituições e comunidade. “O objetivo da ação, em título de cooperação, além de promover a interação com as crianças e quebrar estigmas, é fortalecer os laços entre as instituições. Essa ação é pautada na filosofia de polícia comunitária, baseada na aproximação com a comunidade e no fortalecimento de vínculos com a população. Quando as crianças conhecem as funções da polícia, evitamos que se criem conceitos negativos e, quem sabe, despertamos o interesse por uma futura profissão”, explicou.

Foto: Wanderson Schumacher

A professora Márcia Ceolin, que acompanhou os alunos, ressaltou a importância da vivência prática. “Eles estão eufóricos, é um momento mágico e de muito aprendizado. Deveria sempre existir essa parceria da escola com a Polícia Militar e a Guarda Municipal. Assim, eles conhecem o trabalho das forças de segurança, compreendem o papel da família e da escola, e vivenciam na prática o que aprendem na teoria. Estão muito animados, é uma ideia maravilhosa”, enfatizou a professora.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2791 – 10/09/2025

Cotações em tempo real