Imagem do momento em que agentes da GM e do Meio Ambiente conseguiram capturar e levar o animal para o carro que o transportou até a zona rural.

Foram mobilizadas equipes da Guarda Municipal, Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros e PRF

Por Fernando Braga

A Guarda Municipal de Toledo foi acionada na manhã deste sábado (30) para prestar apoio na remoção de uma capivara que se encontrada na Rua Cuiabá, no Jardim Porto Alegre.

Pouco depois das 10h, a COP, Central de Operações da GM, recebeu o chamado da equipe que atua no Meio Ambiente, informando que seria necessário enviar auxílio para a captura do animal. Entretanto, como há risco de transmissão de doenças para humanos e até mesmo risco para a saúde e integridade do animal se houver contato físico, os esforços se concentraram não na captura, mas sim na intenção de tocá-lo para fora da área urbana rumo a BR-163.

Mobilização das equipes no local onde o animal se encontrava, no Jardim Porto Alegre.

O intuito, a princípio, era afastar o animal que havia entrado em uma residência, conduzindo-o para o outro lado da BR-163, área que já é zona rural, mas isso não foi fácil. A capivara pode até parecer uma espécie pacata, mas torna-se um bicho arisco quando se sente acuado, inseguro. E foi por isso que as equipes encontraram dificuldades na remoção. Depois que os primeiros guardas municipais chegaram para prestar apoio à equipe do Meio Ambiente, outra viatura da GM foi solicitada. Em seguida, os bombeiros também foram chamados e uma de suas equipes compareceu para auxiliar o trabalho. Contudo, cerca de uma hora e meia depois de várias tentativas, uma equipe da PRF, que também foi mobilizada para tentar fazê-la atravessar a rodovia, a capivara foi capturada.

Uma rede foi lançada diversas vezes sobre o animal, na tentativa de capturá-lo.

O animal estava no quintal da residência, onde foi cercado e imobilizado. Os envolvidos não tiveram outra alternativa a não ser capturá-lo com uma rede e levá-lo de carro até uma área segura. Depois de ter sido transportada em segurança até uma propriedade rural, a capivara foi, enfim, devolvida à natureza.

Momento em que a capivara é retirada do carro e devolvida à natureza.