Foto: Ricardo Morante/Decom

A Secretaria Municipal de Educação de Toledo (Smed) fará o lançamento do Escola Acolhedora na próxima quinta-feira (01), às 8h, no Auditório Acary Oliveira, anexo à prefeitura. A finalidade do programa é viabilizar ações de acolhimento aos alunos imigrantes da Rede Municipal de Ensino de Toledo. A proposta leva em conta o aumento das matrículas dos alunos de outras nacionalidades em escolas do município, entendendo que há uma legislação que assegura o direito à educação de imigrantes e refugiados, mesmo nos casos de falta de documentação pessoal e de comprovação escolar. 

Essa mesma legislação prevê quais as dificuldades enfrentadas pelos alunos imigrantes para acompanhar as aulas porque não entendem a Língua Portuguesa, que consequentemente terão dificuldades em compreender os conteúdos desenvolvidos em sala e estranham as diferenças culturais em relação ao país de origem. 

A secretária da Educação, Marli Gonçalves Costa, explica que esta dificuldade vem acontecendo em escolas de todo o Brasil, e diante desse contexto, sentiu-se a necessidade de apresentar encaminhamentos aos estudantes de Toledo com orientações, visando à inserção e a integração dos alunos imigrantes de forma a amenizar as dificuldades encontradas. 

O Programa visa proporcionar um ambiente de receptividade e integração, promover práticas para trabalhar a identidade, alteridade, a tolerância e o respeito. Com isso, pretende-se estabelecer encaminhamentos relacionados à comunicação entre os alunos, professores e famílias garantindo o acesso à educação e inclusão ao ambiente escolar, a partir de um protocolo de ações e os seus respectivos responsáveis para orientar o trabalho pedagógico realizado no cotidiano dos centros municipais de educação infantil e escolas municipais.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo