Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Em Sessão Ordinária, Câmara de Toledo empossa o vereador Pedro Varela (PP)

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Michelly Domiciano - Departamento de Comunicação

Na Ordem do Dia, parlamentares aprovaram o reajuste dos conselheiros tutelares

Na tarde desta segunda-feira (22), Pedro Varela (PP) tomou posse como vereador na Câmara de Toledo. Durante a 32ª Sessão Ordinária, o parlamentar assinou o termo de posse e fez o juramento para assumir o mandato: “Prometo exercer na plenitude o mandato outorgado pelo povo toledano para elaborar leis, expressões da vontade popular, e para fiscalizar a administração pública municipal, cumprindo os princípios e preceitos da Constituição Federal, da Constituição Estadual e da Lei Orgânica do Município de Toledo”.

O segundo suplente do Partido Progressistas irá assumir vaga no Legislativo após o falecimento de Luís Fritzen, que exercia o mandato durante a licença do vereador titular Jozimar Polasso (PP) – atual secretário municipal de Esportes e Lazer. Através do Ato n° 17/2025 do Poder Legislativo, a convocação de Pedro Varela foi publicada no Órgão Oficial no dia 17 de setembro.

Biografia

Pedro Varela nasceu em Laranjeiras do Sul-PR, em 20 de maio de 1965. Nas eleições de 2012, foi suplente de vereador, assumindo a vaga interinamente na Câmara Municipal durante a 15ª Legislatura. Em outubro de 2016, disputou novamente as eleições municipais, obteve 1.175 votos pelo Partido Progressistas e foi eleito para seu 1º mandato como vereador. Em 2020, se reelegeu com 909 votos pelo mesmo partido para o seu 2º mandato. Em setembro de 2025, assumiu novamente uma vaga na Câmara de Toledo como suplente, para o 3º mandato, após ter conquistado a posição de segundo suplente do PP, com 822 votos em 2024.

Ordem do Dia – reajuste dos membros dos Conselhos Tutelares de Toledo

Único projeto votado na Ordem do Dia da 32ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei n° 152/2025 dispõe sobre o reajuste da remuneração dos membros dos Conselhos Tutelares de Toledo. A correção proposta pelo Poder Executivo, segundo o projeto, será de aproximadamente 4,76% – correspondente ao Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) acumulado de 2024. A remuneração passará a ser de R$ 4.373,60 por mês, com efeito retroativo ao dia 1° de maio de 2025. Em primeira votação, todos os vereadores apoiaram a proposta.

O reajuste será votado em turno final na 23ª Sessão Suplementar, na terça-feira (23), às 14h. Se a proposta for novamente aprovada, a matéria seguirá para sanção do Poder Executivo. Confira a pauta: https://toledo.votacaoeletronica.inf.br/view.ordemdodia.php?id=6807

Fonte: Departamento de Comunicação/Câmara de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2807 – 29/01/2026

Cotações em tempo real