Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Em segundo turno, Câmara de Toledo aprova criação da prestação de contas da Secretaria da Mulher

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Paulo Lemos – Departamento de Comunicação

Por unanimidade, a Câmara de Toledo aprovou o projeto que institui a apresentação quadrimestral de Relatório de Gestão pela Secretaria Municipal da Mulher (Projeto de Lei n° 160/2025). Em turno final, a votação ocorreu na tarde desta terça-feira, 11, na 29ª Sessão Suplementar.

Proposto pelas vereadoras Katchi Nascimento (MDB), Professora Marli (MDB) e Olinda Fiorentin (PSD), o projeto estabelece que o relatório deverá conter, no mínimo: a demonstração da execução orçamentária, financeira e patrimonial; o comparativo entre os recursos previstos e os efetivamente empenhados; a discriminação das despesas por categoria econômica; os indicadores de resultado e de impacto das ações e programas desenvolvidos; e as justificativas para eventuais alterações ou supressões de metas orçamentárias.

Além disso, o Relatório apresentará informações sobre o desempenho da Secretaria, com detalhamentos das estratégias de atuação e atividades desenvolvidas. O texto também determina que até o final dos meses de junho, outubro e março, a pasta demonstrará e avaliará, em audiência pública na Câmara, o cumprimento das metas fiscais de cada quadrimestre. O relatório será assinado pelo(a) secretário(a) e servidor responsável pela parte administração financeira.

Ainda em segundo turno, os parlamentares aprovaram a concessão do título de utilidade pública à Associação Cáritas Diocesana de Toledo, através do Projeto de Lei n° 185/2025, de autoria do vereador Chumbinho Silva (PP). A Associação Projeto Pequeno Amor (PL n° 188/2025) e o Coral Cristo Rei (PL n° 196/2025) também foram contemplados com utilidade pública, por meio de projetos de autoria de Marcos Zanetti (Cidadania) e Chumbinho Silva – respectivamente.

Proposta dos vereadores Gabriel Baierle (União Brasil), Roberto de Souza (PT), Sergio Japonês (PL) e Valdir Gomes (União Brasil), foi aprovada a criação do Dia Municipal do Feirante (PL n° 173/2025), em segundo turno, a ser comemorado, anualmente, no dia 15 de agosto. Para celebração no dia 30 de janeiro, a Câmara aprovou o Dia do Produtor de Cerveja Artesanal (PL n° 181/2025), de autoria dos vereadores Jairo Cerbarro (DC) e Bruno Radunz (Republicanos). As efemérides foram debatidas no dia 31 de outubro, em audiência pública. Por último, os parlamentares aprovaram a matéria que Autoriza o Executivo municipal a abrir créditos adicionais suplementar (R$ 6.140.135,57) e especial (R$ 145.000,00) no orçamento-programa do Município de Toledo, para o exercício de 2025 (PL n° 202/2025).

Todos os projetos aprovados em segundo turno foram enviados para competente sanção legal do Poder Executivo.

Matéria em primeiro turno – Apoio a Rio Bonito do Iguaçu

Com apresentação na sessão de ontem (10), o projeto que “autoriza o Poder Executivo municipal a prestar auxílio a municípios do Estado do Paraná, em situação de calamidade pública ou de emergência” (PL n° 207/2025) já foi para votação em primeiro turno, com aprovação unânime. Na manhã de hoje, a Comissão Especial apresentou da Câmara apresentou parecer favorável à matéria do Poder Executivo. A tramitação célere se justifica pela gravidade e a necessidade de ajuda ao município do Iguaçu, local afetado por tornado na última sexta-feira (7).

Entre as iniciativas previstas, a matéria cita a preparação e o fornecimento de marmitas produzidas pela Cozinha Social para pessoas atingidas e voluntários; a prestação de serviços com caminhão(ões), veículo(s), máquina(s) e outro(s) equipamento(s) de propriedade do Município ou a ele cedidos – a utilização inclui custeio de despesas com combustível para deslocamento e diárias dos motoristas e/ou operadores que integrarão equipes organizadas pela Defesa Civil. As despesas decorrentes da aplicação da Lei correrão à conta de dotações orçamentárias das Secretarias envolvidas.

A votação em segundo turno será realizada na quarta-feira (12), às 14h30, no Auditório e Plenário Edílio Ferreira. Confira a pauta da 5ª Sessão Extraordinária.

Fonte: Departamento de Comunicação/Câmara de Vereadores

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2793 – 25/09/2025

Cotações em tempo real