Foto: Divulgação

O estudo de viabilidade para a implantação de placas solares em prédios públicos saiu do plano de governo do prefeito de Quatro Pontes, João Laufer, e do vice-prefeito e secretário de Administração e Gabinete, Tiago Hansel, e tornou-se realidade. Os sistemas de energia fotovoltaica foram instalados em dois locais, a partir de convênio pactuado com a Itaipu Binacional, a qual repassou R$ 251.499 mil para a instalação de 131 placas solares.

O serviço foi executado pela Astrolar Technologie, de Curitiba. A empresa colocou 87 painéis fotovoltaicos de 575Wp no Centro de Eventos Seno José Lang, totalizando uma potência instalada de placas de 50,025 kWp aliado a um inversor de 40kW, e outros 44 painéis fotovoltaicos de 575kWp na quadra coberta do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Clarice Maria Bremm, que soma uma potência instalada de placas de 25,3 kWp aliado a um inversor de 20kW.

O projeto foi acompanhado pelo Departamento de Planejamento e Engenharia da prefeitura, através do diretor Renan Biesdorf, e o sistema já está funcionando e operante. O investimento em fonte limpa, renovável e sustentável está em sintonia com as políticas governamentais mais recentes e também com as políticas socioambientais do município. Assim, o Poder Público objetiva implantar o sistema de energia solar fotovoltaica como alternativa na redução de custos nos prédios públicos.

Foto: Divulgação

Fonte: Ascom/Pref. de Quatro Pontes

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]