Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Em primeiro turno, Legislativo aprova autorização de parcelamento de valores da Dívida Ativa

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Michelly Domiciano

Na 30ª Sessão Ordinária, a Câmara de Vereadores votou o projeto que Autoriza o parcelamento de valores inscritos em Dívida Ativa do Município de Toledo (Projeto de Lei n° 158/2025). O texto do Poder Executivo, aprovado por unanimidade em primeiro turno, foi a única votação da Ordem do Dia nessa segunda-feira (8), no Auditório e Plenário Edílio Ferreira.

Segundo a proposta, fica o Poder Executivo autorizado a efetuar o parcelamento de valores inscritos em Dívida Ativa de natureza tributária e não tributária. O pagamento pelo contribuinte poderá ser efetuado nas seguintes condições:

– à vista, com desconto de 60% sobre os valores referentes aos juros e multa de mora;

– em 12 parcelas mensais sucessivas, em Unidade de Referência de Toledo (URT), com desconto de 40% sobre os valores referentes aos juros e multa de mora, com a entrada correspondente a 5% do valor total a ser parcelado;

– em 24 parcelas mensais sucessivas, em URT, com desconto de 30% sobre os valores referentes aos juros e multa de mora, com a entrada correspondente a 6% do valor total a ser parcelado;

– em 36 parcelas mensais sucessivas, em URT, com desconto de 20% sobre os valores referentes aos juros e multa de mora, sendo a entrada correspondente a 7% do valor total a ser parcelado;

– em 48 parcelas mensais sucessivas, em URT, com desconto de 10% sobre os valores referentes aos juros e multa de mora, com a entrada correspondente a 8% do valor total a ser parcelado;

– em 60 parcelas mensais sucessivas, em URT, com desconto de 5% sobre os valores referentes aos juros e multa de mora, sendo a entrada correspondente a 9% do valor total a ser parcelado.

O texto prevê que o parcelamento do crédito será formalizado mediante termo de confissão de dívida. O ato implicará na confissão irrevogável e irretratável da dívida; na renúncia a quaisquer impugnações ou recursos administrativos e judiciais relacionados aos débitos incluídos; e na desistência das ações judiciais em andamento, com custas e honorários advocatícios a cargo do contribuinte. O valor mínimo de parcela não será inferior a um URT, com o valor da parcela reajustado anualmente. O não pagamento de três parcelas – consecutivas ou alternadas – implicará no cancelamento automático do parcelamento, “relativamente às parcelas vincendas, independentemente de prévio aviso ou notificação”.

De acordo com a Mensagem n° 64/2025, até “até julho de 2025, o montante dos valores inscritos em Dívida Ativa, de natureza tributária e não tributária do Município, totalizava R$ 158.169.462,18”. O Poder Executivo argumenta que “ao oferecer condições especiais para pagamento, o Município cria um ambiente favorável à negociação, permitindo ao contribuinte regularizar sua situação fiscal e retomando sua condição de adimplência perante a Administração Tributária”.

Mais detalhes sobre o projeto, como opções de reparcelamento e detalhes do Termo de Confissão de Dívida, estão disponíveis no link:

21ª Sessão Suplementar

O Projeto de Lei n° 158/2025 será novamente votado amanhã, às 14h, no Auditório e Plenário Edílio Ferreira. O debate em segundo turno será realizado na 21ª Sessão Suplementar. A transmissão pode ser acompanhada pelo Canal da Câmara no Youtube: https://www.youtube.com/@camaratoo

Hino Nacional

Na abertura dos trabalhos, o Hino Nacional foi interpretado pelo Coral Infantil da Escola Betesda. As crianças posicionaram no Plenário para entoar a obra. A Escola do Legislativo realizou o convite para a apresentação. Confira.

Moção de Aplausos

Antes da Sessão, a vereadora Olinda Fiorentin (PSD) homenageou o professor Valter Freitas e os acadêmicos Amanda Castelhano Dias, Eduarda Vitória Ortolan da Silva, Gabriel Zibell Galvão, Gabrielli Vitória Ribeiro, Julia Victória Savaris de Oliveira e Luísa Thomé de Souza. Os estudantes do curso de Direito da PUC-PR Toledo conquistaram o 8° lugar de destaque do 1° Julgamento Simulado do Supremo Tribunal Federal (STF Moot). A competição reuniu 382 equipes de instituições de Ensino Superior.

A parlamentar também dedicou Moção de Aplausos a Gelir Maria Giombelli, vencedora do prêmio Sebrae Mulher de Negócio 2025, na categoria produtora rural.

Fonte: Departamento de Comunicação/Câmara de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real