Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Em primeiro turno, Câmara aprova projeto que consolida lista de entidades de Utilidade Pública

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Michelly Domiciano -

Na tarde dessa segunda-feira (24), os vereadores reuniram-se para a 4ª Sessão Ordinária da Câmara de Toledo.

Em primeiro turno, os parlamentares aprovaram, de forma unânime, o Projeto de Lei n° 05/2025, que “Consolida a relação de entidades declaradas de Utilidade Pública do Município de Toledo”, de autoria da Mesa. Com o objetivo de organizar e facilitar a transparência da lista de entidades declaradas de utilidade pública no Município de Toledo, o PL reúne e consolida as entidades que possuem o título em um único texto. A medida também revoga normas desatualizadas ou superadas sobre o tema. A lista com as 125 entidades está disponível no projeto. O texto será votado em segundo turno na 1ª Sessão Suplementar, realizada nesta terça-feira (25), às 14h.

Na Ordem do Dia, a Câmara anunciou a Promulgação de Resoluções (PRs n° 02/202503/2025 e 04/2025). Os textos, de autoria da Mesa, referendam termos de cedência de servidores.

Durante a Sessão, os vereadores manifestaram os sentimentos pelo falecimento de Sueli Guerra, ex-vereadora do Município, no último sábado (22). Sueli integrou o Legislativo municipal na XV Legislatura (2013-2016) e assumiu como suplente na XIV Legislatura, em 2010 e 2012. Durante o biênio 2013-2014, atuou como 1ª Secretária da Mesa.

Moções de Aplausos

Antes da 4ª Sessão Ordinária, o vereador Roberto de Souza (PT) concedeu homenagem à Delegacia da Mulher pelos serviços prestados ao Município. A equipe da Polícia Civil, representantes da Guarda Municipal e do Conselho Tutelar estiveram presentes na entrega da Moção. O parlamentar exaltou a importância da unidade para Toledo e afirmou que políticas de combate da violência contra a mulher devem ser constantes.

“A nossa luta para ter uma estrutura cada vez maior e melhor – que possa fortalecer a política pública de enfrentamento da violência contra a mulher – não é uma ação somente de uma mão ou de duas. É uma ação conjunta de várias frentes, necessária para que a gente possa avançar a cada dia”, relatou Roberto. 

A Delegacia da Mulher é comandada por Ana Cris Oliveira. A delegada agradeceu os vereadores pela valorização do trabalho e enfatizou o esforço de sua equipe “Essa Moção de Aplausos não vai para a Delegacia sozinha. Segurança pública não se faz sozinho. Agradeço, antes de qualquer coisa à minha equipe, porque sem eles, eu nada seria. Sem eles, não estaríamos aqui recebendo essa Moção”. A delegada também destacou o trabalho do delegado Alexandre Macorin; da Guarda Municipal, com a Patrulha Maria da Penha; do Conselho Tutelar; do Núcleo Maria da Penha (Numape), entre outras instituições.

O vereador Ricardo Santos (Republicanos) entregou Moção de Aplausos à Liga de Futebol de Toledo (LFT), com destaque para “o seu papel fundamental no desenvolvimento do Futebol Amador do Município de Toledo, proporcionando aos atletas e dirigentes dos clubes a oportunidade de se aprimorarem tecnicamente, e vivenciarem os valores do esporte, como respeito, solidariedade e perseverança”, segundo o documento. 

Na última homenagem antes da Sessão, o vereador Roberto de Souza concedeu Moção de Aplausos à cantora Ayumi Hirata, de 12 anos. A artista foi responsável pela interpretação do Hino Nacional na 1ª Sessão Ordinária da Câmara de Toledo em 2025, realizada no dia 3 de fevereiro.

Serviço – 1ª Sessão Suplementar

A 1ª Sessão Suplementar será realizada no dia 24 de fevereiro, terça-feira, às 14h. Em seguida, às 15h, o Poder Executivo fará a Apresentação Quadrimestral de Relatório de Gestão. Em audiência pública, o evento será de prestação de contas da execução orçamentária e financeira do Município de Toledo, referente ao terceiro quadrimestre do exercício de 2024.

Os dois eventos serão abertos ao público, no Auditório e Plenário Edílio Ferreira, com transmissão através do canal do Youtube: https://www.youtube.com/@camaratoo.

Fonte: Departamento de Comunicação/Câmara de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2782 – 15/05/2025

Cotações em tempo real