Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Em primeiro turno, Câmara aprova inclusão da Via Radial de Padrão Arterial para projeto do ‘Eixão’

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Michelly Domiciano

Tema de audiência pública do dia 10 de outubro, o Projeto de Lei n° 182/2025, de autoria do Poder Executivo, altera a Lei n° 2.367/2021 (Dispõe sobre o sistema viário do Município de Toledo). Na 27ª Sessão Suplementar, realizada na tarde de terça-feira (21), os vereadores aprovaram o texto por unanimidade em primeiro turno. As alterações incluem a Via Radial de Padrão Arterial na lista de vias rurais.

O dimensionamento da Via Radial de Padrão Arterial prevê “caixa da via com largura mínima de 60m; duas faixas de rolamento, com 10,10m de largura em cada sentido; duas faixas de acostamento, com largura mínima de 2,40m cada; canteiro central, com largura de 25,20m; e calçada, incluindo faixa de serviço, com largura total de 4,90m em cada lado”.

A nova via criada será implantada entre a sede do Município de Toledo e o Parque Científico Tecnológico de Biociências (Biopark). Com alta capacidade de tráfego, a via irá interligar os dois pontos de forma direta. Com a ligação batizada como “Eixão”, a proposta foi apresentada pela direção da Prati-Donaduzzi ao Governo do Estado. A via terá mais de 8 quilômetros de extensão.

Tainara Aline da Silva, diretora da Secretaria de Planejamento, Habitação, Urbanismo e Mobilidade, explicou a alteração na audiência pública do início do mês. “Essa via já era projetada desde a revisão do Plano Diretor, em 2021 (Lei Complementar n° 27/2021). Já é uma via prevista no nosso sistema viário. Por que a gente precisou fazer essas definições da caixa dela? Esse projeto já está em fase de análise no Governo do Estado. Todos os apontamentos já foram vistos e levados em consideração no desenvolvimento do projeto. Inclusive, essa obra já tem licença prévia emitida pelo Instituto Água e Terra (IAT)”, disse.

A representante também afirmou que todo o traçado já foi definido com base nos requisitos necessários para sua execução. “Ela [a via] faz a conexão do viaduto da Avenida Barão do Rio Branco e conecta até o bairro do Biopark. O traçado já definido dela é pensado em todos os requisitos: o mínimo de obras de arte especial (transposição de rio), o mínimo de supressão vegetal e as propriedades que ela vai passar”, afirmou.

Na mesma audiência, Neuroci Frizzo, assessor de Governo da Prefeitura de Toledo, anunciou que o Governo do Paraná se comprometeu a destinar mais de R$ 80 milhões para a execução da obra.

A Comissão Especial apresentou parecer favorável ao projeto na tarde de segunda-feira (20). No dia seguinte, o PL já foi levado a Plenário, na 27ª Sessão Suplementar, com aprovação unânime em primeiro turno. O próximo passo será a aprovação em turno final pelos vereadores. 

Foto: Michelly Domiciano

Projetos aprovados em segundo turno:

A Câmara de Toledo aprovou dez projetos em turno final, na 27ª Sessão Suplementar. As matérias aprovadas em segundo turno foram encaminhadas para competente sanção legal do Poder Executivo.

Projeto de Lei n° 141/2025 que “Acrescenta dispositivo na legislação que dispõe sobre a gratuidade dos serviços de transporte coletivo urbano para pessoas com deficiência e com transtornos mentais severos e persistentes”, de autoria do vereador Gabriel Baierle (União Brasil), foi rejeitado por maioria. A matéria será arquivada.

Confira os PLs aprovados:

Institui, no âmbito do Município de Toledo, o Programa “Nota Toledo (Projeto de Lei n.° 168/25 – Poder Executivo)

Altera a legislação que dispõe sobre reestruturação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Projeto de Lei n.° 170/25 – Poder Executivo)

Autoriza o Executivo municipal a abrir créditos adicionais suplementar e especial no orçamento-programa do Município de Toledo, para o exercício de 2025 (Projeto de Lei n.° 175/25 – Poder Executivo)

Procede à desafetação e autoriza a permuta de imóvel integrante do patrimônio público municipal e à afetação dos bens a serem recebidos pelo Município de Toledo (Projeto de Lei n.° 176/25 – Poder Executivo)

Fixa novo prazo para cumprimento de encargo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) (Projeto de Lei n.° 183/25 – Poder Executivo)

Altera a legislação que define critérios e valores do cofinanciamento municipal da Política de Assistência Social, destinado aos Serviços Socioassistenciais Tipificados Nacionalmente e de Caráter Continuado, realizados no Município de Toledo, através das entidades privadas sem fins lucrativos que compõem a Rede Socioassistencial (Projeto de Lei n.° 184/25 – Poder Executivo)

Autoriza o Executivo municipal a abrir créditos adicionais suplementar e especial no orçamento programa do Município de Toledo, para o exercício de 2025 (Projeto de Lei n.° 189/25 – Poder Executivo)

Altera a legislação que dispõe sobre o Conselho Municipal do Meio Ambiente e Saneamento, sobre o Fundo Municipal do Meio Ambiente e sobre o Fundo Municipal de Saneamento Básico e Ambiental de Toledo (Projeto de Lei n.° 190/25 – Poder Executivo)

Ratifica a revisão geral anual das remunerações dos cargos, empregos e funções do Consórcio Intermunicipal de Assistência Social do Oeste do Paraná – CIASOP, para o exercício de 2025 (Projeto de Lei n.° 191/25 – Poder Executivo)

Autoriza o Executivo municipal a abrir créditos adicionais suplementar e especial no orçamento-programa do Município de Toledo, para o exercício de 2025 (Projeto de Lei n.° 192/25 – Poder Executivo)

Fonte: Departamento de Comunicação/Câmara de Vereadores

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2794 – 02/10/2025

Cotações em tempo real