O Centro de Artes e Esportes Unificados de Toledo, o CEU das Artes, no Santa Clara IV, está com novo visual. O intenso frio, no último sábado (6), não desanimou os voluntários que uniram-se para contribuir com a revitalização. A ação comunitária reuniu vários colaboradores da Cooperativa Sicredi, Secretaria da Cultura e comunidade em geral. O prefeito Lucio de Marchi e a vereadora Janice Salvador também participaram do evento.

O Dia do Cooperativismo (DIA C) foi um momento para celebrar a cooperação com o próximo trazendo melhoria para um espaço público importante para Toledo. A revitalização aconteceu, inicialmente, na bandeira que representa o CEU das Artes, localizada em frente ao espaço. O profissional Isaac Souza de Jesus grafitou o local em 2012 na inauguração do CEU. No sábado, ele reconstruiu a bandeira com um aspecto moderno.

O parquinho, os jardins, a fachada, entre outros locais também receberam melhorias. O mutirão de limpeza, também contou com o plantio de dez árvores ipês. Uma delas foi plantada pelo prefeito Lucio acompanhado dos integrantes do CEU das Artes. Eles batizaram a árvore de “Skate”, em alusão às atividades praticadas pelos jovens no Centro. As mudas foram doadas pelo projeto Florir Toledo.

“É uma alegria fazer parte de uma ação importante para o município. Todas as pessoas ajudaram. O CEU é um espaço maravilhoso que precisava de uma intervenção e com a parceria do Sicredi isso foi possível. Todos os espaços públicos necessitam de manutenção e o Centro é um lugar que atende vários jovens. Uma 

Para a vereadora Janice Salvador, que acompanhou parte da revitalização, esse é o espírito de cooperativismo. “Essa atividade com o auxílio de muitas mãos é a prática efetiva do cooperativismo. É uma forma de demonstrar a boa ação da população”. Alguns jovens que participaram das atividades do CEU das Artes, membros da Associação de Moradores do bairro Santa Clara IV, DJs e outras pessoas também ajudaram nas melhorias.

O secretário da Cultura, Odemilson Elias dos Santos, elogiou a ação que envolveu a comunidade. “Primeiramente agradecemos aos membros do Sicredi e todos os estiveram presentes. O Centro é um dos espaços públicos mais importantes utilizado pela Secretaria da Cultura. Desde sua abertura, em dezembro de 2012, o CEU já atendeu milhares pessoas, desde sua biblioteca até a pista de skate que é usada, diariamente, pelos jovens do bairro e região. Estamos felizes pela ação, ninguém se deu por vencido mesmo com o frio intenso. O espaço agora está bem mais bonito e irá proporcionar mais qualidade de vida a todos que usufruírem”, concluiu.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo