Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Em parceria com a FAG servidores da Saúde qualificam-se em curso de Libras

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A Prefeitura de Toledo por meio da Escola de Governo, em parceria com o Centro Universitário FAG está ofertando um treinamento sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O Curso tem carga horária de 36 horas e é direcionado a servidores municipais que atuam no atendimento ao público em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Mini-Hospital, e Farmácia Escola. As aulas já estão em andamento e são ministradas semanalmente nas dependências da FAG. São 70 alunos divididos em duas turmas e a previsão de conclusão é para metade de setembro.

O conteúdo é dividido em quatro módulos com assuntos como História da Educação de Surdos, Estrutura da Língua de Sinais, Cultura e Identidade do Surdo, Literatura Surda, entre outros. O objetivo é que os servidores tenham entendimento e consigam estabelecer uma conversa inicial com pessoas com essa necessidade.

Denise Dumke é uma das professoras do curso e também atua com tradução e interpretação de Libras. Ela explica que os servidores estão aprendendo a linguagem necessária para o trabalho que desenvolvem no dia a dia. “Eles poderão pedir o nome do paciente, solicitar documentos, orientar sobre os exames, até direcioná-los para os locais corretos”.

O atendente da recepção da Unidade de Saúde CAIC, Fábio Junior Gerhardt está participando do curso de Libras e considera o tema de suma importância, pois na área de abrangência dessa unidade existem pessoas com tal necessidade.

[bsa_pro_ad_space id=7]

“Ao atendermos essas pessoas nos comunicamos por meio da escrita, mas quando o paciente não é alfabetizado isso não é possível. O paciente nunca deixa de ser atendido, mas fica dúvidas em relação à sua queixa ou quais medicamentos tomar, e isso acontece inclusive durante a consulta. O curso vai proporcionar mais independência sobretudo para os pacientes, pois vão poder se expressar sozinhos durante os atendimentos”.

Esta não é a única capacitação focada em pessoas com necessidades especiais  que a Prefeitura oferece para servidores municipais. Na sexta-feira (31), 40 funcionários receberam os certificados do curso “Oficinas Pedagógicas Inclusivas em Educação Especial”. O curso foi em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), e abordou temas sobre educação voltada para autistas, deficientes visuais e auditivos.

Fonte: Secom/ Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2804 – 24/01/2026

Cotações em tempo real