O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS V/Santa Clara IV que atende a região do Jardim Santa Clara IV com cerca de 500 atendimentos/mês, passa por obras de adequações para melhorar o atendimento às famílias atendidas. Nesta segunda-feira (17), o prefeito Lucio de Marchi, esteve no local para acompanhar o andamento dos trabalhos. A obra está sendo executada pela Secretaria de Habitação, Serviços e Obras Públicas.

A obra contempla a adequação do espaço, paredes de alvenaria, banheiros com acessibilidade tanto para servidores quanto para os usuários, além de espaço de lavanderia, guarda de materiais e limpeza. “Esta reforma vai trazer uma melhoria no trabalho, possibilitar salas adequadas para os técnicos resguardando o sigilo necessário e a privacidade durante o atendimento, além proporcionar um espaço amplo e confortável para o atendimento do Projovem Adolescente, um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de extrema importância para o qual havia demanda reprimida na unidade, que comportava apenas 16 jovens anteriormente, e com as adequações será possível atender até 40 adolescentes”, explica a secretária da pasta Marisa Cardoso.

O CRAS V implantado em 2014, anexo ao CEU das Artes, conta 1.431 com famílias referenciadas que residem nos bairros Pinheirinho, Barcelona, Santa Clara IV, Jardim Heloisa, Sol Nascente, e os distritos de São Luiz do Oeste, Bom Princípio do Oeste, Ouro Preto, Boa Vista, Vista Alegre e Linha Bue Caé. No ano passado, foram 6.453 atendimentos contabilizados. “Somente neste ano 141 novas famílias já foram inseridas em atendimento no CRAS V, ou seja, a demanda está aumentando, o que reforça a necessidade de ampliação e adequações do prédio. O objetivo é sempre melhorar o atendimento, e a estrutura física do espaço é um fator importante pois assim conseguiremos garantir maior sigilo e ampliação do atendimento”, afirma a coordenadora do CRAS V Isabel Cristina dos Santos Marques.

CREAS I será reformado

O prefeito ainda anunciou que o CREAS I, vai entrar em reforma em breve. O prédio antigo será revitalizado. A unidade oferta o serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Famílias e Indivíduos (PAEFI) à crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, idosas e suas famílias, além do Serviço de Medidas Socioeducativas nas modalidades Liberdade Assistida – LA e Prestação de Serviço à Comunidade – PSC. “Estamos investindo nas estruturas públicas, pois melhorar o atendimento da população faz parte do nosso Plano de Governo”, menciona o Prefeito.

CRAS III PRONTO

Em janeiro deste ano foi entregue à comunidade do Jardim Coopagro a sede própria do CRAS III. A estrutura que agora abriga a sede própria da unidade passou por uma revitalização com valor estimado em cerca de R$ 61 mil, recursos próprios do município.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo