As ações de Toledo no combate à Covid-19 iniciaram hoje (03) uma nova fase, com a reabertura das unidades básicas de saúde (UBS) da Vila Industrial e dos distritos de Novo Sobradinho, Dois Irmãos e Boa Vista. Fechadas em virtude da organização do sistema municipal de saúde para o combate à Covid-19, as estruturas estão realizando procedimentos gerais (curativos, vacinas, consultas e dispensa de medicamentos), exceto aqueles que envolvam pacientes com sintomas de síndrome gripal (tosse, febre, dor de garganta, falta de ar, entre outros) – estes devem procurar as unidades dos bairros Cosmos, Panorama e São Francisco.

A UBS da Vila Industrial atenderá, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. No interior, as unidades de Novo Sobradinho, Dois Irmãos e Boa Vista também ficarão abertas de segunda a sexta-feira, mas das 7h às 13h. Apesar de o quadro médico ainda não estar completo em função da mobilização promovido pelo município no atendimento a pacientes suspeitos ou confirmados com Covid-19, trata-se de um passo importante para os moradores destas comunidades, que voltam a ter os serviços que já vinham sendo oferecidos pelas unidades dos bairros Coopagro, São Francisco, Europa, Centro e Maracanã, e dos distritos de São Luiz do Oeste, Vila Nova e Vila Ipiranga. 

As unidades do Coopagro e Europa também foram destinadas como referência para atendimentos odontológicos e as gestantes estão sendo encaminhadas para a unidade do Paulista. Permanecem fechadas as UBS do Porto Alegre, Alto Panorama, Pancera, Concórdia e Bressan. 

Urgência e emergência
O Pronto Atendimento Municipal Doutor Jorge Milton Nunes, o Mini Hospital da Vila Pioneiro, atende exclusivamente pacientes com suspeita ou diagnóstico positivo de Covid-19 que necessitem de internação. Esta é uma medida provisória que foi tomada em junho, quando houve um crescimento dos casos da doença em Toledo. A população que necessite de outro tipo de atendimento de urgência deve se dirigir à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Vila Becker.

Atendimento especializado

Em razão da proximidade do Pronto Atendimento com a Central de Especialidades, os atendimentos administrativos e assistenciais (entrega de guias das unidades básicas de saúde, agendamentos, pagamento de passagem e pensão para Curitiba, agendamentos e atendimentos de assistentes sociais) do órgão estão sendo realizados no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer, localizado na Rua Dr. Ciro Fernandes do Lago, 1.  

Fonte: Secom/Pref. de Toledo