Com a pandemia muitas pessoas deixaram de realizar seus exames preventivos, porém é necessário retomar os cuidados visto que a demais doenças não deixam de acontecer

A Secretaria de Saúde de Maripá informa que as mulheres maripaenses de 25 a 64 anos podem adiantar os exames preventivos, que normalmente são feitos durante a campanha Outubro Rosa. A recomendação é de que a coleta seja antecipada, pois com o aumento da procura, pode haver filas e demora nos resultados.

“Com a pandemia muitas pessoas deixaram de realizar seus exames preventivos, para evitar idas às unidades de saúde e aglomerações, porém é necessário retomar os cuidados visto que a demais doenças não deixam de acontecer”, explica a enfermeira, Lissa Konrath.

Segundo ela, é importante ressaltar que o cuidado deve ocorrer o ano inteiro. “Recomendamos que a mulher escolha um mês para realizar seus exames preventivos e repita todo ano, por exemplo, o mês do seu aniversário ou o mês de férias”, continua.

O exame Papanicolau (preventivo) deve ser feito uma vez ao ano e, neste momento, já é realizada a avaliação das mamas e solicitação de mais exames, quando necessário.

A coleta do preventivo é realizada no Centro de Saúde uma vez por semana, nas quintas-feiras, com agendamento de horário, evitando assim tumulto e aglomerações. Também é realizado uma vez ao mês a coleta durante a noite. Nos distritos, ocorre conforme a demanda. O agendamento pode ser feito com o agente de saúde da sua área ou na unidade de saúde, por telefone.

Fonte: Ascom/Pref. de Maripá