Imagem ilustrativa. Foto: Divulgação/Faep

O número corresponde a cem produtores, que tem até o próximo dia 30 para fazer a atualização

Segundo dados do Departamento Agropecuário da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Maripá, 20% dos produtores rurais ainda não fizeram a atualização do rebanho, obrigatória para todos os produtores com animais de produção de qualquer espécie sob sua guarda.

De acordo com o veterinário Renato Sponchiado, o número corresponde a cem produtores, que tem até o próximo dia 30 para fazer a atualização. “Aqueles que não cumprirem a exigência ficarão impedidos de obter a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que permite a movimentação de animais entre propriedades e para abate nos frigoríficos. A GTA somente será emitida após a atualização de todas as espécies animais existentes na propriedade, sendo eles bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho da seda”, explica o veterinário.

Os produtores maripaenses podem fazer a atualização pessoalmente na Prefeitura, com o veterinário Renato Sponchiado. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

A atualização também pode ser feita no sistema online pelo site da Adapar (www.adapar.pr.gov.br). O acesso ao sistema também está disponível de forma direta por meio do link www.produtor.adapar.pr.gov.br/comprovacaorebanho. Para fazer a comprovação, o produtor deve ter o CPF cadastrado. Nos casos em que seja necessário ajustar o cadastro inicial (correção de e-mail, etc.), o telefone para contato é (41) 3200-5007.

Fonte: Ascom/Pref. de Maripá